Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

IL pede desculpa por convite a "youtuber" que gravou vídeo a insultar Costa no Parlamento

03 mai, 2023 - 16:29 • Marta Pedreira Mixão com Lusa

IL fez uma visita guiada ao "youtuber" Tiago Paiva, no dia 26 de abril. O convidado subiu ao púlpito e gravou vídeo a insultar o primeiro-ministro.

A+ / A-

O líder parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) pediu, esta quarta-feira, desculpa depois da publicação de um vídeo no qual o "youtuber" Tiago Paiva insulta o primeiro-ministro, António Costa, no púlpito do Parlamento. O incidente ocorreu durante uma visita guiada realizada pelo partido.

O vídeo no qual finge estar a discursar no hemiciclo, que se encontrava vazio, já foi visto mais de 113 mil vezes no YouTube. Num discurso, no qual defende o alojamento local, o "youtuber" termina a sua intervenção insultando o primeiro-ministro.

O assunto foi referido no início da reunião plenária pelo deputado socialista Pedro Delgado Alves, que afirmou ter tido conhecimento de um vídeo no qual, “no quadro de uma visita [ao Parlamento] acompanhada por um deputado do grupo parlamentar da IL, o senhor deputado Bernardo Blanco”, um "youtuber" gravou uma intervenção no púlpito da Sala das Sessões.

Pedro Delgado Alves salientou que nesse mesmo vídeo foi realizado “um insulto expresso e grave” ao primeiro-ministro e informou que levará esta questão à próxima reunião da Conferência de Líderes.

O líder parlamentar da IL, Rodrigo Saraiva, lamentou o incidente e repudiou a linguagem adotada por Tiago Paiva e afirmou que o objetivo da visita era aproximar os jovens da atividade política.

“Esse era o objetivo daquela visita, houve dois ‘youtubers’ que estiveram aqui a fazer vídeos, infelizmente, um deles não teve o comportamento digno, o qual lamentamos e pedimos desculpa”, disse, recebendo palmas de alguns deputados do PS e do PSD.

O vídeo gerou críticas pela falta de respeito demonstrada na casa da democracia. O "youtuber" ainda não reagiu ao incidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+