Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo: "Não havia tempo para vinculação extraordinária" dos professores

09 mai, 2023 - 20:23 • Lusa

Presidente da República diz que "não passou aquilo que consideraria importante quanto à vinculação dos professores, mas surgiu uma razão mais importante".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta terça-feira que "não havia tempo para vinculação extraordinária" dos professores no diploma relativo ao recrutamento, e após ter "pesado os pratos da balança", optou pela promulgação.

"Não há tempo para vinculação extraordinária. Para abrir concurso, não havia tempo para vinculação extraordinária", disse o chefe de Estado, falando à imprensa portuguesa à chegada à cidade francesa de Estrasburgo, antes de um jantar com eurodeputados portugueses e com membros da diáspora portuguesa.

"Eu entendi que, pesando os pratos da balança, tendo preferido outras soluções noutros aspetos da lei, aquilo que justificava a assinatura era mais pesado", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República comentava a promulgação do diploma do Governo o sobre recrutamento de pessoal docente, na segunda-feira, para não "adiar as expectativas de cerca de oito mil professores", apesar de não terem sido acolhidas as suas propostas nesta matéria.

"Não passou aquilo que eu consideraria importante quanto à vinculação dos professores, mas surgiu uma razão mais importante, de que o concurso teria de ser aberto esta semana, e ou era aberto à luz da lei anterior e dava para 2.000 professores ou a lei ainda entrava em vigor permitindo o regime e abrir o número de professores contemplados, em condições nalguns aspetos diferentes, passando a ser não 2.000, mas cerca 10.000", disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

Também hoje, o ministro da Educação anunciou que a portaria das vagas para a vinculação de mais de 10 mil professores será publicada até ao final do dia e o concurso deverá arrancar na quarta-feira, após a publicação do diploma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    10 mai, 2023 Lisboa 17:25
    Andou muito mal - e já deve ter percebido, não só pelas caixas de comentários dos jornais online, como pelas redes sociais onde o apoio que gozava na classe docente caiu a pique e é duvidoso que mude - ao promulgar um decreto de concurso, rejeitado quase unanimemente pela classe docente e não percebo como pode justificar-se falando na "vinculação extra de 8000 docentes" quando acaba de enviar esses 8000 docentes para um caos de colocações. Poucos docentes esqueceram que na véspera da votação na AR para a devolução do tempo de serviço, o sr andou a telefonar aos lideres dos grupos parlamentares mostrando-se do lado do governo e contra a devolução do tempo de serviço. Agora faz isto. E as suas "justificações", por serem um insulto à inteligência das pessoas, ainda o deixam pior colocado. Ninguém com 2 dedos de testa acredita também na sua "vigilância cerrada" e que vai "influenciar" o governo para o ano a fazer ajustamentos. Ninguém acredita e a estabilidade que pretende... Nem pense nisso: a guerra está mais acesa que nunca e vai continuar no próximo ano. Ma você tem sorte: já não vai mais a eleições e não lhe podem retirar o título académico de "professor". É que depois disto,vão ser cada vez mais os que dizem que "não é professor, só usa o título". Uma decisão muito, mas mesmo muito, infeliz. Se quiser tirar selfies e distribuir abraços por professores, sugiro que escolha os diretores escolares PS. Os outros são capazes de lhe virar costas...
  • Falso Judas
    09 mai, 2023 Hipócrita 20:00
    O Judas hipócrita, agora vem com falinhas mansas. Vai dançar a roda com o Costa, anda... Para mim, morreste, pah!

Destaques V+