Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

TAP. Brilhante Dias acusa deputados de abandalharem comissão de inquérito

11 mai, 2023 - 16:27 • Manuela Pires

O líder da bancada parlamentar do partido socialista garantiu que Seguro Sanches abandonou a comissão porque sentiu que a sua honra foi colocada em causa e reafirmou que os deputados do PS estão disponíveis para trabalhar de segunda a sexta.

A+ / A-

O líder parlamentar do Partido Socialista acusou esta tarde alguns deputados de estarem a abandalhar a comissão parlamentar de inquérito à TAP. Em declarações aos jornalistas, no final da reunião do grupo parlamentar, Eurico Brilhante Dias explicou que Jorge Seguro Sanches saiu da comissão por ter sentido que a sua honra foi colocada em causa, e que o partido socialista vai continuar a lutar para preservar a comissão, apesar de dizer que muitos deputados estão postados em denegrir a boa imagem dos trabalhos.

“O que levou à demissão do deputado Jorge Seguro Sanches foi o uso abusivo não só de linguagem, mas de tratamento institucional entre o deputado e um Presidente da comissão parlamentar de inquérito que considerou que a sua honra tinha sido ferida” referiu Eurico Brilhante Dias aos jornalistas.

“Esse abandalhamento da linguagem parlamentar, esse abandalhamento da própria comissão parlamentar de inquérito, discutindo o acessório e não essencial, os deputados do Partido Socialista não vão pactuar com isso” garantiu o líder parlamentar socialista.

O prazo da comissão de inquérito termina a 23 de maio, ainda não foi aprovado qualquer prolongamento e Brilhante Dias não se compromete com prazos, prefere referir que os deputados socialistas estão disponíveis para trabalhar de segunda a sexta-feira de forma a apressar os trabalhos da comissão.

“Essa prorrogação será uma matéria que primeiramente, será discutida na Comissão parlamentar de inquérito, e não vou emitir opinião. O que digo é que todos os deputados do PS estão disponíveis para trabalhar de segunda a sexta. Penso que ficou manifesto da carta de demissão do deputado Jorge Seguro Sanches, que havia deputados e grupos parlamentares que não estão disponíveis para trabalhar segunda a sexta” referiu Eurico Brilhante Dias.

Na sua carta de renúncia ao mandato de presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP, que foi lida esta quarta feira pelo deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira, Seguro Sanches lamentou a falta de "consenso para realização de reuniões à segunda e à sexta à tarde".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    11 mai, 2023 Leiria 18:08
    Este sr. Brilhante, de brilhante não tem nada. A verdade tem-se encarregado de o desmentir cabalmente. Não compreendo como é que alguém consegue fazer este papel. Sinceramente...........

Destaques V+