Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa chama ex-adjunto de Passos para a Defesa. Quem é Carlos Lopes Pires?

19 jul, 2023 - 22:30 • João Malheiro

Novo secretário de Estado da Defesa, Carlos Lopes Pires, também já teve experiência no Executivo de Sócrates.

A+ / A-

Já foi adjunto do Governo de Sócrates e do gabinete de Passos Coelho e é diplomata de carreira. Carlos Alberto Lopes Pires foi nomeado esta quarta-feira como o novo secretário de Estado da Defesa.

Em 1995, licenciou-se em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Dois anos depois, ficou mestre em Estudos Europeus, pela London School of Economics.

Carlos Lopes Pires já teve experiência em ramos governativos, tendo assumido funções de adjunto no gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, entre setembro de 2010 e junho de 2011, durante o Governo de José Sócrates.

Quando o poder virou para o PSD e Passos Coelho, Carlos Alberto Pires assumiu funções de adjunto do gabinete do então primeiro-ministro, até 2013.

Nesse ano, em fevereiro, foi nomeado chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus. Em julho, trocou para o cargo de chefe de gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, até 2014.

Em agosto desse ano deixou o Governo e assumiu funções na embaixada de Paris, até 2019.

Atualmente, era diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, antes de ser nomeado esta quarta-feira o novo secretário de Estado da Defesa do Governo de António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+