19 jul, 2023 - 22:30 • João Malheiro
Já foi adjunto do Governo de Sócrates e do gabinete de Passos Coelho e é diplomata de carreira. Carlos Alberto Lopes Pires foi nomeado esta quarta-feira como o novo secretário de Estado da Defesa.
Em 1995, licenciou-se em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Dois anos depois, ficou mestre em Estudos Europeus, pela London School of Economics.
Carlos Lopes Pires já teve experiência em ramos governativos, tendo assumido funções de adjunto no gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, entre setembro de 2010 e junho de 2011, durante o Governo de José Sócrates.
Quando o poder virou para o PSD e Passos Coelho, Carlos Alberto Pires assumiu funções de adjunto do gabinete do então primeiro-ministro, até 2013.
Nesse ano, em fevereiro, foi nomeado chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus. Em julho, trocou para o cargo de chefe de gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, até 2014.
Em agosto desse ano deixou o Governo e assumiu funções na embaixada de Paris, até 2019.
Atualmente, era diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, antes de ser nomeado esta quarta-feira o novo secretário de Estado da Defesa do Governo de António Costa.