Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa espera que o próximo ano letivo seja "menos agitado"

12 ago, 2023 - 21:55 • Lusa

O Presidente da República garante para breve a promulgação do diploma sobre a progressão da carreira dos professores.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, espera que o próximo ano letivo seja "menos agitado" do que o anterior e garante para breve a promulgação do diploma sobre a progressão da carreira dos professores.

"Todos desejaremos que o próximo ano letivo seja menos atropelado do que os anos letivos da pandemia e menos agitado do que uma parte do ano letivo que terminou", afirmou o chefe de Estado aos jornalistas em Faro, antes do jogo Portugal-Estados Unidos, de preparação para o mundial de râguebi França 2023.

Questionado sobre a promulgação do diploma sobre a progressão nas carreiras dos professores, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "é uma questão de calendário". .

"Em tempo oportuno, atropelaram-se agora vários temas, mas acho que é uma questão de não muitos dias", disse o Presidente da República a propósito daquele diploma.

Questionado sobre uma decisão acerca do pacote de medidas para a habitação, o Presidente da República disse que "provavelmente é a mesma coisa, é uma questão de não muitos dias".

O pacote de medidas "Mais Habitação" contempla incentivos fiscais, determinando que quem mude uma casa do AL para o arrendamento fique isento de IRS nas rendas durante vários anos, não tendo também limites na definição do valor da renda. Por outro lado, nas zonas de pressão urbanística, o AL será sujeito a uma contribuição extraordinária de 20% - que incide sobre uma parte do rendimento gerado e cujo cálculo tem em conta os valores médios do arrendamento e da receita do imóvel.

Sobre a carreira dos professores, o Presidente da República admitiu, a 30 de julho, promulgar o novo diploma do Governo por entender que deixa "uma porta entreaberta" para acelerar o avanço das carreiras dos docentes.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha vetado anteriormente o diploma do Governo, mas o executivo aprovou alterações em sede de Conselho de Ministros.

Segundo o Presidente da República, o novo diploma estabelece que as medidas tomadas pelo Governo "não prejudicam em diferentes conjunturas, designadamente em futuras legislaturas, passos que venham a ser dados, respeitando aquilo que já está adquirido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    13 ago, 2023 aldeia 09:47
    Pelas posições não tomadas pelo governo, o proximo ano vai ser mais do mesmo.
  • Sindico
    12 ago, 2023 5 de out 21:28
    Ou Marcelo não percebe de todo o pulsar da classe docente, ou está do lado do Costa, fingindo não estar. Em qualquer dos casos, deixa de ser interlocutor válido nesta questão.
  • Espera pela pancada
    12 ago, 2023 5 de out 21:16
    Vai sonhando, tira-selfies, vai sonhando ... Bastou uma treta de alteração de cosmética para correres a pensar em promulgar aquele crime lesa-professores. Espera pela pancada, Judas de Belém!

Destaques V+