15 set, 2023 - 18:48 • Lusa
O Presidente da República e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, trocaram este sexta-feira elogios sobre o papel de cada um e dos respetivos países no mundo, em particular na ação climática e em defesa da Ucrânia.
Marcelo Rebelo de Sousa e Justin Trudeau fizeram breves declarações aos jornalistas no início de um encontro de trabalho, seguido de almoço, num hotel de Toronto.
"Trabalhamos tão de perto enquanto parceiros na NATO e a sua posição e de Portugal em relação à Ucrânia, opondo-se à Rússia e numa defesa tão forte pela paz, é realmente importante", declarou Justin Trudeau, dirigindo ao Presidente português.
Justin Trudeau, que falou em inglês e francês, destacou a participação de Portugal na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e considerou que tem tido um papel de liderança no ambiente e nos oceanos.
No plano das relações bilaterais, realçou: "Duplicámos o nosso comércio com Portugal na sequência do acordo de livre comércio [entre a União Europeia e o Canadá], o CETA, o que são ótimas notícias".
O primeiro-ministro canadiano elogiou também "a história incrível de sucesso" dos emigrantes portugueses e lusodescendentes e o seu contributo para o Canadá.
"Construíram este país", afirmou Trudeau, que descreveu a diáspora portuguesa como "incrivelmente forte".
Marcelo Rebelo de Sousa, que falou a seguir, devolveu os elogios a Justin Trudeau, considerando que, "no caso da Ucrânia, na NATO, e na ação climática, nos oceanos, na biodiversidade, na transição energética e também no digital", o primeiro-ministro canadiano, o seu Governo e o Canadá como um todo têm tido um "papel exemplar".
O chefe de Estado português aproveitou esta ocasião para reforçar o convite a Justin Trudeau para que visite Portugal em novembro deste ano e seja "a grande figura da Web Summit na abertura" desta conferência sobre tecnologia.
Presidente da República afirma que "é preciso que (...)
Sem dar para já resposta ao convite, Justin Trudeau referiu que o primeiro-ministro português, António Costa, já lhe tem falado no assunto: "Sim, o António tem falado comigo".
Marcelo Rebelo de Sousa disse a Trudeau que "a comunidade portuguesa, como sabe, apoia-o muito, e está muito agradecida ao Canadá".
"Nós estamos agradecidos à comunidade portuguesa", respondeu o primeiro-ministro canadiano.
Segundo o Presidente da República, a comunidade portuguesa "está a ficar mais forte", assim como os laços entre Portugal e o Canadá "no comércio, investimento, tecnologia, transição energética e digital".
"E depois, claro, somos parceiros antigos, é quase uma espécie de eternidade, uma fraternidade, é mais do que sermos apenas parceiros, nas Nações Unidas, mas sobretudo na NATO, apoiando a Ucrânia", acrescentou o chefe de Estado, lembrando que esteve na Ucrânia em agosto.
Marcelo Rebelo de Sousa, que falou em inglês, francês e português, apontou Justin Trudeau como "o primeiro a defender a Ucrânia, a sua integridade territorial, soberania e independência".
"Estamos juntos pela Ucrânia, juntos na NATO, juntos na ação climática, nos oceanos, na biodiversidade, tudo o que é mais progressista", resumiu.
O Presidente da República chegou ao Canadá na quarta-feira para uma visita oficial de cinco dias dedicada às comunidades emigrantes portuguesas neste país.
Fazem parte da sua comitiva o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e os deputados João Azevedo e Castro, do PS, Francisco Pimentel, do PSD, Diogo Pacheco de Amorim, do Chega, Rodrigo Saraiva, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Bruno Dias, do PCP, e José Soeiro, do Bloco de Esquerda.