Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo pede mais participação política à comunidade portuguesa na Bélgica

19 out, 2023 - 21:33 • Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa falava num encontro com portugueses e lusodescendentes na Câmara de Saint-Gilles, na região de Bruxelas, último ponto do programa da sua visita de Estado à Bélgica.

A+ / A-

"Nós temos problemas a resolver. O primeiro é que o eleitorado português é apenas 10% da comunidade, é curto. Fazem favor de se inscrever, é muito curto. Tivemos dez eleitos da última vez. Para o ano há eleições. É altura de mostrarmos verdadeiramente o nosso peso", declarou.

O chefe de Estado referiu que "em 2018 estavam recenseados 3.611 -- ou seja, nove vezes aqueles que estão aqui nesta sala -- em toda a Bélgica", e observou: "Não é possível".

"Temos de aumentar o número total de candidatos -- 92 candidatos portugueses ou lusodescendentes, aqui na área de Bruxelas 30, na Flandres 24, na Valónia 38. Temos de aumentar o número de eleitos, por Bruxelas, capital, e pela Valónia, temos de eleger candidatos portugueses ou lusodescendentes na Flandres", defendeu.

Dirigindo-se aos presentes na sala, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou o apelo para que tenham mais participação política: "É um favor que fazem a Portugal, é um favor que fazem a vós próprios, que é, sendo importantes, não percam a oportunidade de mostrar o vosso contributo através do voto".

"Venho pedir-vos mais. Têm de continuar a ser muito importantes para o nome de Portugal. Cada coisa boa que fizerem é tão importante quanto um golo do Cristiano Ronaldo -- lá tenho mais uma tirada que vai ser amplamente comentada", afirmou.

"Os grandes de cada momento passam, as comunidades portuguesas ficam", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+