31 out, 2023 - 19:21 • Manuela Pires
As bancadas à direita não conseguiram ficar em silêncio quando o ministro das Infraestruturas, João Galamba, anunciou que ia citar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
O ministro das Infraestruturas, que Marcelo Rebelo de Sousa quis demitir, não só citou o Presidente como acrescentou algo ao que Marcelo disse sobre o Orçamento do Estado.
“Permitam-me citar sua Excelência, o Presidente da República: “Este Orçamento segue a única estratégia possível”. E, pedindo permissão, acrescentar: e é um bom Orçamento”, referiu João Galamba perante os apartes das bancadas à direita.
João Galamba citou Marcelo, mas deixou a TAP de fora do discurso de 22 páginas, depois de o primeiro-ministro ter garantido segunda-feira, na Assembleia da República, que a companhia aérea só seria privatizada se o “hub” de Lisboa estivesse garantido e se a função estratégica estivesse assegurada.
O ministro das infraestruturas repetiu, até à exaustão, todos os argumentos que o Governo tem apresentado para defender o Orçamento do Estado, e deixou apenas quatro linhas para o novo aeroporto garantindo que é este governo que vai decidir a sua localização.
OE2024
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“Temos e teremos em curso melhorias no Aeroporto Humberto Delgado e tomaremos uma decisão que tem estado indefinida há mais de 50 anos. Sim, decidiremos mesmo a localização do novo aeroporto” disse João Galamba.
Neste discurso, o ministro das infraestruturas aproveitou para criticar a oposição à direita que critica tudo e todos e uma oposição que quer enganar os portugueses sobre a redução de impostos.
“Importa aqui clarificar a poeira que a oposição tenta lançar aos olhos dos portugueses. Neste Orçamento de Estado, o saldo entre a redução dos impostos diretos e o aumento de alguns impostos indiretos é na prática 1.000 milhões de euros, que vão ser devolvidos aos portugueses. Sim, há alívio fiscal. Sim, os portugueses vão pagar menos impostos”, garantiu João Galamba.
O ministro das infraestruturas deixou de fora a TAP, mas não esqueceu a ferrovia, o setor portuário e as energias renováveis. João Galamba anunciou que em 2024 vai ser lançado o concurso para a construção do primeiro troço da linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto.
“Este é mesmo o ano de reforçar as ligações ferroviárias no país. Iniciaremos o investimento mais determinante no setor dos transportes das últimas décadas: a linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto. Logo no arranque de 2024, lançaremos o concurso para construção do primeiro troço desta linha, que irá alterar, estruturalmente, a forma como nos deslocamos em território nacional”, afirmou o ministro das infraestruturas.