Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Montenegro considera prioritário combater causas da corrupção e "ter Governo exigente na ética"

09 dez, 2023 - 19:07 • Lusa

O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado, anualmente, em 9 de dezembro. O objetivo é sensibilizar para o combate e prevenção da corrupção, de modo a mobilizar recursos para a combater, de acordo com uma página governamental.

A+ / A-

O presidente do PSD defendeu este sábado que "a corrupção enfraquece a democracia" e considerou prioritário combater as suas causas e ter um Governo "exigente na ética e intransigente na integridade".

Numa mensagem divulgada na rede social X (antigo Twitter) para assinalar o Dia Internacional Contra a Corrupção, que hoje se celebra, Luís Montenegro começa por referir que "a corrupção enfraquece a democracia e a confiança dos cidadãos na política".

"É prioritário combater as suas causas e ter um Governo exigente na ética e intransigente na integridade, na transparência e na responsabilidade política", afirmou.

Hoje de manhã, numa nota para assinalar a data, o Presidente da República defendeu a necessidade de se "elevar a consciência crítica junto das elites políticas e económicas" para inverter "uma nefasta perceção pública" sobre os efeitos da corrupção em "certos setores de atividade em Portugal". .

"Neste dia Internacional Contra a Corrupção, o Presidente da República sublinha a necessidade de se elevar a consciência crítica junto das elites políticas e económicas de forma a inverter uma nefasta perceção pública sobre os efeitos que o fenómeno da corrupção tem em certos setores de atividade em Portugal", apelou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado considera que, "como condição para um bom desempenho económico", importa também progredir "no combate legislativo e operacional aos fatores de risco mais abundantes identificados pela Comissão Europeia".

Entres estes, o Presidente aponta "os conflitos de interesses, os financiamentos duplos, a cartelização, ou a ausência de capacidade técnica e de uma cultura organizacional antifraude e economia não-registada".

O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado, anualmente, em 9 de dezembro. O objetivo é sensibilizar para o combate e prevenção da corrupção, de modo a mobilizar recursos para a combater, de acordo com uma página governamental.

O tema escolhido para este ano é "UNCAC at 20: Uniting the World Against Corruption" (Unindo o Mundo contra a Corrupção) e assinala o vigésimo aniversário da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC). .

Este dia foi implementado através de resolução adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 31 de outubro de 2003.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    10 dez, 2023 aldeia 10:28
    Tem de fazer uma boa limpeza dentro do partido!......

Destaques V+