Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Furacão Lorenzo

Governo transfere 24 milhões de euros para os Açores

29 dez, 2023 - 16:54 • Susana Madureira Martins

Despacho do primeiro-ministro adianta que já foi transferido um montante de 7 milhões de euros, com o gabinete de António Costa a salientar que só em outubro o Governo dos Açores fez chegar a São Bento "um conjunto de documentos " relativos aos danos provocados pelo furacão em 2019.

A+ / A-

A pouco mais de um mês das eleições legislativas nos Açores, António Costa anuncia a transferência de 23,7 milhões de euros patra os cofres do Governo dos Açores para cobrir os "danos e prejuízos" causados pelo furacão Lorenzo, que atingiu a região em 2019.

Numa nota divulgada esta tarde, o gabinete do primeiro-ministro refere que o Governo da República "decidiu assumir" aquele montante adicional, após o pedido do executivo açoriano liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

A mesma nota indica que "foram imediatamente transferidos 7 milhões de euros" para a Região Autónoma dos Açores, uma verba proveniente do Orçamento do Estado, "podendo o restante vir a ser assegurado no âmbito dos apoios do Portugal 2030", lê-se na nota.

Costa deixa ainda um remoque, referindo que a transferência das verbas acontece agora porque "apenas em outubro" o Governo de Bolieiro "remeteu" ao primeiro-ministro "um conjunto de documentos relativos a despesas" provocadas pelo furacão Lorenzo.

O montante inicial transferido em 2021 foi de 198 milhões de euros, que foi assegurado pelos fundos europeus, incluindo o Fundo de Solidariedade da União Europeia, e por transferências "com origem em fundos nacionais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+