Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Deputado Maló de Abreu deixa PSD e passa a deputado não inscrito

10 jan, 2024 - 18:49 • Lusa

Maló de Abreu bate com a porta "após mais de 40 anos de filiação e militância".

A+ / A-

O deputado do PSD António de Maló de Abreu informou esta quarta-feira o secretário-geral que deixará o partido e transmitiu ao presidente do grupo parlamentar social-democrata que passará à qualidade de não inscrito no que resta da legislatura.

"É com profunda tristeza, mas com sentido de responsabilidade e ancorado nas minhas convicções que vos dou conhecimento que comuniquei hoje ao senhor Secretário-geral do PSD o meu pedido de demissão do partido (suspensão definitiva da qualidade de militante), após mais de 40 anos de filiação e militância", refere o antigo membro da direção de Rui Rio, numa mensagem aos deputados a que a Lusa teve acesso.

O deputado informou que também comunicou ao líder do grupo parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, as razões pelas quais considera não poder continuar a integrar a bancada, comunicando-lhe formalmente que tenciona cumprir o resto do mandato como deputado não inscrito.

Sem detalhar na mensagem essas razões, António Maló de Abreu disse já ter transmitido a mesma informação ao presidente da Assembleia da República, numa mensagem enviada na véspera do último plenário da XV legislatura, que se prolongará até à posse da nova após as legislativas de 10 de março.

"Sei bem que tão drástica decisão pode ser incompreendida ou mal interpretada. Sei bem que nada será como dantes. Mas é da vida - e é da minha vida, nunca abdicar dos meus valores e princípios. Nem entregar a outros decisões que só a mim me cabem, por muito fraturantes e dolorosas que sejam", refere.

Na mensagem, o deputado, que exerce funções de presidente da Comissão de Saúde na atual legislatura, diz que esta foi uma decisão pessoal, tomada "sem ouvir quem quer que seja, na solidão interior a que os momentos importantes e as situações de rutura" na vida e percurso pessoal exigem.

Maló de Abreu diz ter explicado a Augusto Santos Silva e a Joaquim Miranda Sarmento as razões pelas quais considera "não existirem condições de trabalho para continuar a integrar o Grupo Parlamentar do PSD".

"E que tenciono cumprir até ao final da legislatura o compromisso que assumi com os eleitores do círculo eleitoral que me elegeram", disse, tendo comunicado formalmente ao presidente do parlamento que exercerá o final do mandato como deputado não inscrito, uma possibilidade prevista no Regimento.

Dirigindo-se aos restantes parlamentares, o deputado eleito pelo círculo Fora da Europa na atual legislatura diz saber que esta sua decisão pode comprometer "o bom relacionamento" que sempre manteve com todos, a quem agradece o companheirismo.

Na sequência da demissão do primeiro-ministro a 7 de novembro, o Presidente da República anunciou que iria dissolver o parlamento no próximo dia 15 de janeiro e convocar eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

O Conselho Nacional do PSD reúne-se na próxima segunda-feira para aprovar as listas de candidatos a deputados, estando a decorrer esta semana as reuniões entre as estruturas distritais e representantes da direção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Rodrigues
    11 jan, 2024 Leiria 22:30
    Que dia mais feliz: 1. Fiquei a saber que existe um deputado chamado Maló de Abreu. Consta que já é deputado há 40 anos, mas eu, no meu triste desconhecimento, só soube da sua existência hoje. E logo agora que sai do seu partido, e exactamente por isso, é que, apesar da sua genialidade, Maló de Abreu teve os seus 5 segundos de fama!… 2. Também fiquei a saber que ele foi vice-presidente de Rui Rio. Para infelicidade minha, vivi estes anos todos nas trevas da ignorância, desconhecendo este facto extraordinário. E ele sai do seu partido, porque acha que o actual presidente é um perdedor pré-anunciado. Felizmente para ele, Rui Rio, a nível nacional foi um vencedor nato! Inúmeras vezes esmagou o PS!… E tão iluminado era Rui Rio que negociou com António Costa um acordo para este só ir prestar contas ao Parlamento, mais ou menos, de Kalendas em Kalendas: uma vez por mês ou algo parecido. Fantástico! Que génio é o seu adorado Rui Rio! E até se prestou, com António Costa, a um acto de grande sapiência jurídica e de enorme manifestação democrática: colocar o Ministério Público na subserviência do Governo! Obrigado deputado Maló! As coisas admiráveis que, graças a si, hoje aprendi!…

Destaques V+