16 jan, 2024 - 19:03 • Lusa
O presidente da Câmara de Valpaços e cabeça-de-lista pela coligação Aliança Democrática (AD) às legislativas pelo distrito de Vila Real vai suspender as funções autárquicas a 29 de janeiro, sendo substituído pelo vice-presidente António de Medeiros.
O social-democrata Amílcar Almeida, 58 anos, com formação em direito e há 26 anos a desempenhar funções autárquicas, como presidente de junta, vereador e presidente de câmara, aceitou liderar a lista da AD às legislativas pelo círculo eleitoral de Vila Real.
O autarca, que cumpre o terceiro e último mandato à frente do município transmontano, explicou hoje à agência Lusa que vai pedir a suspensão das funções na câmara a 29 de janeiro, data limite para a entrega de listas de candidatos a deputados.
Até ao dia 10 de março, dia da realização das eleições, Amílcar Almeida será substituído pelo número dois da lista candidata à câmara e que é também o seu vice-presidente, António de Medeiros.
No dia a seguir às eleições regressará à câmara municipal, exercendo as funções de presidente de câmara até à data da tomada de posse na Assembleia da República.
Luís Montenegro concorre em Lisboa e o antigo bast(...)
Nessa altura, segundo Amílcar Almeida, António de Medeiros assumirá as funções de presidente da Câmara de Valpaços.
Para aceitar este novo desafio profissional e político, Amílcar Almeida disse que ponderou três motivos: as questões pessoais e familiares, as condições políticas e o apoio da distrital do PSD e a "situação cómoda" e de estabilidade em que se encontra a Câmara Municipal de Valpaços.
"Não sou homem de baixar os braços e considero que poderei acrescentar valor ao distrito, até pela experiência autárquica que tenho", salientou, lembrando que foi presidente de junta durante oito anos, vereador durante oito anos e é presidente da câmara há 10 anos.
Nas últimas autárquicas, o PSD ganhou as eleições com 7.367 votos (73,84%) e conquistou seis mandatos e o PS obteve 1.359 (13,62%) e conquistou um mandato.
Agora, para o distrito quer uma melhor saúde, educação, agricultura, floresta, ambiente e justiça.
"Tudo o que seja para travar batalhas a favor da região chamem-me porque estarei sempre presente e sendo assim, naturalmente, que tinha que aceitar este desafio", sublinhou.
Listas da AD
Luís Montenegro concorre em Lisboa e o antigo bast(...)
A lista da AD, anunciada na segunda-feira, coloca em segundo lugar o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, que cumpre o terceiro e último mandato. Seguem-se a médica Bela Alice Costa, um elemento do CDS-PP e André Marques, que assumiu em 2023 o cargo de deputado na Assembleia da República.
Nas últimas legislativas, a lista do PSD pelo distrito foi encabeçada por Artur Soveral de Andrade.
No distrito de Vila Real, o PSD obteve 42.135 votos (40,01%) nas legislativas de 2022, eleições que foram ganhas pelo PS com 43.489 votos (41,29%), ficando os sociais-democratas em segundo lugar e, em terceiro lugar o Chega 7.573 votos (7,19%).
O PS elegeu três deputados e o PSD dois.
Amílcar Almeira disse que um dos seus objetivos é também recuperar o terceiro deputado que o PSD perdeu nas últimas legislativas no distrito.
Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas a 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 7 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.
A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 8 de março.