20 jan, 2024 - 13:37 • Lusa
O ex-deputado do PSD António Maló de Abreu foi este sábado confirmado pelo presidente do Chega, André Ventura, como um dos cabeças de lista do partido para as eleições legislativas, uma semana após o social-democrata ter excluído esse cenário.
Maló de Abreu, que anunciou no passado dia 10 a sua saída do PSD e da bancada social-democrata e já passou à condição de não inscrito, será cabeça de lista do Chega pelo círculo fora da Europa.
"Gostava de confirmar que enderecei o convite formal a António Maló de Abreu para encabeçar a lista do Chega pelo círculo fora da Europa. Depois de conversarmos, [Maló de Abreu] aceitou integrar a lista do Chega", disse André Ventura, acrescentando que se candidatará como independente pelo Chega.
A confirmação pelo presidente do Chega ocorre pouco mais de uma semana depois de Maló de Abreu ter dito que não tinha recebido nenhum convite. Questionado então pelos jornalistas se responderia não, o ex-social-democrata foi taxativo: "Como é óbvio, claro".
“Não, não. Acho absolutamente estranha essa notícia. Percebo que tentem enlamear a posição que tomei, de coragem, de quem discorda absolutamente da estratégia do partido, de quem está há mais de 40 anos no partido. É a prova de que fiz bem em sair”, afirmou na altura, questionado sobre se tinha sido convidado para o Chega.
André Ventura revelou ainda que Manuel Magno, que ocupou o segundo lugar da lista do PSD no círculo fora da Europa atrás de Maló de Abreu, vai igualmente integrar a candidatura do Chega pelo mesmo círculo eleitoral, e sublinhou ser "um orgulho receber aqueles que vêm por bem" para o seu partido.
O presidente do Chega confirmou também que vai ele próprio liderar a lista pelo círculo de Lisboa, que o deputado Rui Afonso será o primeiro nome no Porto e que Filipe Melo liderará a lista do partido por Braga, com José Dias Fernandes a encabeçar a lista pelo círculo europeu.
O ex-deputado do PSD considera que estão a tentar (...)
André Ventura referiu que haverá mais nomes provenientes de outros partidos nas listas do Chega, quer como cabeças de lista, quer em lugares potencialmente não elegíveis. .