Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Concelhia de Vila Real opõe-se a escolha de Álvaro Beleza para cabeça de lista pelo distrito

23 jan, 2024 - 14:33 • Lusa

O PS local discordou da imposição de um candidato oriundo de fora do distrito. O médico natural de Lisboa foi aprovado na reunião da federação de Vila Real por um voto apenas.

A+ / A-

O presidente da Comissão Política Concelhia de Vila Real do PS, José Silva, considerou hoje que é inaceitável que tenha sido imposto um candidato de fora do distrito para encabeçar a lista às eleições legislativas de março.

O médico natural de Lisboa e presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), Álvaro Beleza, foi anunciado na segunda-feira à noite como o "número um" da lista do PS por Vila Real.

"Não está naturalmente em causa a pessoa que foi escolhida, não é uma questão pessoal, é uma questão de princípio. Ou seja, nós achamos inaceitável que nos seja imposto um cabeça de lista quando temos pessoas mais válidas em todo o distrito, capazes de desempenhar esse lugar", afirmou à agência Lusa José Silva.

Porque não aceita, nem pode pactuar com essa situação, o dirigente socialista disse que a concelhia de Vila Real não indicou nenhum nome para a lista às eleições do dia 10 de março.

"É uma questão de princípio, não aceitamos de forma alguma que nos seja imposto qualquer candidato. Como é lógico, não está em causa o candidato em si. Fosse que candidato fosse, nós não aceitaríamos essa tomada de posição e, o que fizemos, foi afastarmo-nos do processo", salientou.

No entanto, ressalvou que mais importante que a concelhia de Vila Real é o PS no seu todo.

"E o PS irá contar connosco, porque temos a certeza absoluta que o PS é a melhor solução para governar o país", frisou.

Presidente da Câmara de Vila Real foi um dos nomes falados para encabeçar lista

Um dos nomes falados localmente para encabeçar a lista socialista foi o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, que cumpre o terceiro e último mandato à frente do município transmontano.

José Silva disse que o autarca "assumiu desde sempre que o seu primeiro compromisso seria para com Vila Real e os vila-realenses", um "compromisso que vai levar até ao fim".

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Federação Distrital de Vila Real do PS, Luís Machado, disse não comentar declarações dos camaradas do partido e que a versão final das listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas vai ser aprovada hoje na Comissão Política Nacional.

Uma fonte do partido disse à Lusa que a lista encabeçada por Álvaro Beleza, e que foi submetida na segunda-feira à noite a votação na reunião da Federação Distrital de Vila Real, obteve 26 votos a favor, 25 contra e quatro votos em branco.

Nas últimas legislativas, a lista do PS pelo distrito foi encabeçada por Francisco Rocha que, em março, renunciou ao mandato para integrar o conselho de administração da empresa Águas do Norte.

Em 2022, o PS venceu as eleições no distrito com 43.489 votos (41,29%), ficando os sociais-democratas em segundo lugar com 42.135 votos (40,01%) e, em terceiro lugar, o Chega 7.573 votos (7,19%).

O PS elegeu três deputados e o PSD dois.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+