Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PS/Açores vai apresentar conclusões das reuniões do secretariado e da comissão regionais

09 fev, 2024 - 04:36 • Lusa

As conclusões serão apresentadas pelo presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, em conferência de imprensa na sede regional do partido, em Ponta Delgada, às 10h00 locais (11h00 em Lisboa).

A+ / A-

O PS/Açores vai apresentar, esta sexta-feira, as conclusões das reuniões do secretariado e da comissão regionais realizadas na quinta-feira para analisar a situação política na sequência das eleições açorianas de domingo, ganhas pela coligação PSD/CDS-PP/PPM sem maioria absoluta.

As conclusões serão apresentadas pelo presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, em conferência de imprensa na sede regional do partido, em Ponta Delgada, às 10h00 locais (11h00 em Lisboa).

A coligação de direita - no poder desde 2020, quando o PS ganhou as eleições, mas perdeu a maioria absoluta que detinha há duas décadas -- obteve 26 deputados, conforme foi já confirmado na Assembleia de Apuramento Geral, e ficou a três eleitos da maioria absoluta. O PS conquistou 23 assentos no hemiciclo, o Chega obteve cinco, e o BE, a IL e o PAN alcançaram um mandato cada um.

O presidente do PSD/Açores e atual líder do executivo regional, José Manuel Bolieiro, disse que iria governar com uma maioria relativa na nova legislatura e comprometeu-se a "manter um diálogo aberto e conciliador". Sem excluir nenhuma força política de conversações, o governante já apelou ao "sentido de responsabilidade dos partidos" e afirmou esperar que o PS assuma um compromisso com a estabilidade.

Na terça-feira, numa mensagem na rede social Facebook, Vasco Cordeiro escreveu que a decisão dos açorianos foi ter o PS na oposição, "com as prerrogativas e responsabilidades que daí advêm".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+