19 fev, 2024 - 07:15 • João Malheiro , Salomé Esteves
Clique aqui para explorar a “Sondagem das Sondagens”
Uma nova sondagem da Aximage aponta o PS à frente das intenções de voto com 33,1%, seguido da Aliança Democrática (AD) com 27,7%.
O Chega surge em terceiro lugar, com 16,4% das intenções dos inquiridos. Atrás, mais distante, está o Bloco de Esquerda com 6,3%.
Segundo a sondagem realizada para o DN, JN e TSF, Iniciativa Liberal surge com 4,9% e PAN é apontado ter 3,3% das intenções de voto.
O Livre é previsto ter 2,8% das intenções de votos e, em último lugar, a CDU fica-se pelos 2,3%.
Ao todo, o estudo da Aximage prevê uma configuração em que a Direita surge em maioria, se incluirmos a influência do Chega.
O arco das coligações
PS e PSD estão cada vez mais afastados, “bipolariz(...)
Depois de uma sondagem da Consulmark2 que colocou a Aliança Democrática à frente do PS na liderança da Sondagem das Sondagem, os socialistas voltaram a reclamar o lugar. Mas, com uma diferença de oito décimas, o cenário continua a ser de empate técnico. O PS encabeça com 28,7% e a AD segue com 27,9%.
O Chega continua no terceiro lugar, mas sofre uma ligeira queda de nove décimas. Também a Iniciativa Liberal caiu levemente neste estudo de opinião para os 5,4%, praticamente empatando com o Bloco de Esquerda (5,3%).
Apesar destas quedas, os três partidos de direita continuam a segurar a maioria na Sondagem das Sondagens.
A CDU continua uma trajetória decrescente (2,5%) e foi ultrapassada pelo Livre, que cresceu para os 2,7%. Já o PAN permanece estável e fixou-se nos 2%.
A Sondagem das Sondagens é o agregador de estudos de opinião da Renascença. Os resultados são obtidos a partir dos valores publicados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF.
A Sondagem das Sondagens faz a sua distribuição dos indecisos, proporcional, e aplica o filtro de Kalman, para estimar um valor médio e calcular as margens de erro.