Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bloco pede reuniões com PS, PCP, Livre e PAN

12 mar, 2024 - 20:29 • Ricardo Vieira

Os partidos de esquerda devem procurar "convergência" perante resultados das legislativas que "colocam Portugal sob o risco de um retrocesso e uma ameaça aos direitos sociais", afirma Mariana Mortágua.

A+ / A-

VEJA TAMBÉM:


O Bloco de Esquerda (BE) pediu esta terça-feira e reuniões com PS, PCP, Livre e PAN, anunciou esta terça-feira Mariana Mortágua, dois dias depois das eleições legislativas que terminaram com uma vitória da AD, com maioria relativa.

"No atual contexto, devem ser mantidas abertas as portas do diálogo e procurar a máxima convergência na defesa do que é essencial", defende a líder bloquista, numa mensagem divulgada nas redes sociais.

Mariana Mortágua considera que "as eleições de domingo mudaram a face política do país".

"Os resultados da AD, a subida da extrema-direita, colocam Portugal sob o risco de um retrocesso e uma ameaça aos direitos sociais", sublinha.

A coordenadora do Bloco de Esquerda defende que "os partidos do campo democrático, ecologistas, das esquerda, têm obrigação de manter abertas as portas do diálogo e de procurar convergências".

Mariana Mortágua diz que, em nome do futuro, do Estado social e da igualdade, é preciso analisar o resultado das eleições e "debater os elementos de convergência", na "oposição ao Governo da direita, mas também da construção de uma alternativa".

"Queremos também garantir que juntas e juntos faremos este ano as maiores manifestações da comemoração do 25 de Abril", conclui a coordenadora do Bloco de Esquerda.

O Presidente da República começou esta terça-feira a receber os partidos com assento parlamentar, na sequência das eleições legislativas de domingo.

O PAN foi o primeiro partido a reunir-se com Marcelo Rebelo de Sousa. Inês Sousa Real considera que muito dificilmente o partido Pessoas-Animais-Natureza viabilizará um Orçamento da AD, de Luís Montenegro, porque "há linhas que são inegociáveis".

A Conferência Episcopal Portuguesa apelou esta terça-feira aos eleitos nas eleições legislativas de domingo que "garantam a estabilidade política durante a legislatura" e sublinhou a "forte diminuição do abstencionismo e a forma pacífica e educada" como decorreu o processo eleitoral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+