25 mar, 2024 - 16:28 • Manuela Pires Ricardo Vieira
O PSD vai viabilizar a nomeação dos vários dirigentes do Chega para os cargos de vice-presidente, secretário e vice-secretário da Assembleia da República, anunciou esta segunda-feira André Ventura.
Em
troca, o
Chega vai dar luz verde ao nome de
José Pedro Aguiar-Branco, que foi proposto pelo PSD para
presidente doa Assembleia da República.
André Ventura viabiliza também o candidato da Iniciativa Liberal (IL), Rodrigo Saraiva, e espera que este seja apenas o primeiro passo de uma maioria.
"Ao darem-se estes passos garantimos uma maioria absolutíssima, que conseguirá eleger o presidente da Assembleia da República, os vice-presidentes, incluindo o da IL, e o secretário e o vice-secretário a que o Chega tem direito por ter ultrapassado um décimo dos deputados", disse aos jornalistas o líder do Chega.
"Este novo ambiente, que espero que vá crescendo e solidificando, deve inaugurar um período de estabilidade de que todos possamos beneficiar em termos políticos e de que o país possa beneficiar em termos políticos também", sublinhou André Ventura.
A 16ª legislatura começa na terça-feira. A conferência de lideres reúne-se esta segunda-feira para definir o primeiro dia de trabalhos, que deve incluir a eleição do presidente da Assembleia da República.