26 mar, 2024 - 19:04 • Ricardo Vieira
O PS avança com a candidatura de Francisco Assis para presidente do Parlamento. O PSD insiste no nome de José Pedro Aguiar-Branco e o Chega apresenta Manuela Tender.
O Partido Socialista vai apresentar com a candidatura de Francisco Assis para presidente da Assembleia da República, avançou o jornal Público e confirmou a Renascença junto de fonte socialista.
A decisão da bancada do PS foi tomada após o inesperado chumbo do social-democrata José Pedro Aguiar-Branco.
Francisco Assis tinha rejeitado ser vice-presidente da Assembleia da República, mas agora avança como candidato à presidência. O nome socialista vai contar com o apoio dos cinco deputados do Bloco de Esquerda, anunciou o líder parlamentar Fabian Figueiredo, e com os quatros parlamentares do Livre. O PCP não revela o sentido de voto.
PS, PSD e Chega apresentaram candidatos à segunda (...)
Aguiar-Branco era candidato único, mas não conseguiu obter o apoio da maioria dos deputados na primeira votação.
O PSD chegou a anunciar a retirada da candidatura de Aguiar-Branco, mas recuou e o antigo ministro vai mesmo avançar para a segunda votação.
"Vou apresentar novamente uma candidatura, esperando que seja possível agora na segunda votação ser eleito", afirmou Aguiar-Branco.
Nesta segunda votação, o antigo líder parlamentar do PSD vai receber os votos dos oito deputados da Iniciativa Liberal, anunciou a líder parlamentar Mariana Leitão.
O Chega anunciou que também vai avançar com uma candidatura à presidência da Assembleia da República.
Manuela Tender, ex-deputada do PSD, é o nome proposto pelo Chega, avança o partido, em comunicado.
A votação está marcada para as 21h00 desta terça-feira.