Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

XXIV Governo

Margarida Balseiro Lopes vai assumir novo Ministério da Juventude e Modernização

28 mar, 2024 - 22:21 • Lusa

Com 34 anos, a vice-presidente do PSD é a ministra mais nova do XXIV Governo conhecido esta quinta-feira.

A+ / A-

A vice-presidente do PSD Margarida Balseiro Lopes vai assumir o Ministério da Juventude e Modernização, que não existia no anterior executivo. A lista de ministros do novo Governo foi esta quinta-feira proposta por Luís Montenegro e aceite pelo Presidente da República.

Margarida Balseiro Lopes, 34 anos, é licenciada em Direito, foi deputada entre 2015 e 2022 e ocupa uma das seis vice-presidências da direção do PSD.

Foi líder da Juventude Social-Democrata entre 2018 e 2020 e, atualmente, trabalha numa empresa multinacional de auditoria e consultoria.

Como deputada, integrou várias comissões parlamentares, com destaque para a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (2011), mestre em Direito e Gestão pela Universidade Católica Portuguesa (2014), pós-graduada em Fiscalidade pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (2021) e doutoranda em Direito na Universidade Católica Portuguesa (desde 2021).

No anterior Governo PS, liderado por António Costa, a Juventude estava numa secretaria de Estado, que assumia também o desporto, e sob a tutela da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

No XXIII Governo, existia também um secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, sob a tutela direta do primeiro-ministro, António Costa.

Ainda não são conhecidos os secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois, estando o debate do programa de Governo marcado para 11 e 12 de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+