Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo de Luís Montenegro

"Super" Ministério da Educação não tem secretário de Estado para o Ensino Superior

05 abr, 2024 - 01:14 • Lusa

A escolha vai no sentido contrário dos governos de António Costa e Pedro Passos Coelho, que contaram ou com um secretário de Estado do Ensino Superior, ou da Ciência e Ensino Superior.

A+ / A-

O "super" Ministério da Educação, Ciência e Inovação do XXIV Governo Constitucional vai contar com dois secretários de Estado da Educação e um da Ciência, mas nenhum dedicado em exclusivo ao Ensino Superior.

A lista de 41 secretários de Estado proposta pelo novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, foi esta quinta-feira aceite pelo Presidente da República. Na pasta da Educação, Ciência e Inovação contam-se três nomes.

Alexandre Homem Cristo foi nomeado secretário de Estado Adjunto e da Educação, o secretário de Estado da Educação será o atual diretor-geral, Pedro Machado da Cunha, e a investigadora Ana Paiva ficará responsável pela Ciência.

Na nova orgânica, não é claro quem fica com o Ensino Superior, ao contrário dos anteriores executivos socialistas, liderados por António Costa, e social-democrata, liderado por Pedro Passos Coelho, que contavam ora com um secretário de Estado do Ensino Superior, ora da Ciência e Ensino Superior.

A educação, ensino superior e ciência voltaram a estar sob a mesma tutela na orgânica do XXIV Governo Constitucional, num novo Ministério da Educação, Ciência e Inovação liderado pelo economista Fernando Alexandre.

No anterior governo, de António Costa, as pastas da Educação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estavam distribuídas em dois ministérios, cada um com um secretário de Estado: da Educação e do Ensino Superior.

O novo secretário de Estado Adjunto e da Educação é o politólogo e especialista em educação Alexandre Homem Cristo, que foi assessor parlamentar do PSD na Assembleia da República, no âmbito da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, e conselheiro no Conselho Nacional de Educação.

Atualmente, era colunista no jornal Observador, onde escrevia regularmente sobretudo sobre Educação, tendo sido muitas vezes crítico das políticas dos anteriores ministros João Costa e Tiago Brandão Rodrigues (ministro entre 2015 e 2022).

O secretário de Estado da Educação, Pedro Machado da Cunha, era atualmente diretor-geral da Educação, em regime de substituição, cargo para o qual havia sido nomeado há um ano.

Ana Paiva, agora secretária de Estado da Ciência, é docente e investigadora no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido trabalho sobretudo na área da inteligência artificial, em que é doutorada.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+