26 mai, 2024 - 20:58 • Alexandre Abrantes Neves
O Presidente da República e o primeiro-ministro já se inscreveram para votar antecipadamente nas eleições europeias.
O prazo para votar antecipadamente e em mobilidade começou este domingo e Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro não quiseram perder tempo. Fizeram a inscrição juntos, no início da habitual reunião semanal – e a ocasião foi registada em vídeo.
Sentados na mesa de reuniões no gabinete oficial de Marcelo em Belém, o chefe de Estado e o chefe de governo preenchem os dados para votarem já no próximo domingo, dia 2 de junho.
No início do vídeo, é o próprio Presidente da República a alertar que, apesar de o prazo decorrer até 30 de maio, é sempre melhor “não deixarem para amanhã o que podem fazer hoje”. Marcelo relembra que a inscrição pode ser feita por telemóvel ou pelo computador, mas deixa os pormenores para Luís Montenegro – “o senhor primeiro-ministro, que tem o poder executivo, vai explicar como é”.
O primeiro-ministro relembrou que basta aceder ao site votoantecipado.pt e preencher os campos com os dados pedidos para completar a inscrição – um processo que Montenegro classificou como “muito simples”.
“Garanto-vos que, em menos de 1 minuto, de uma forma muito intuitiva, ficam inscritos e recebem a confirmação para poder votar. Façam-no de dia 26 a dia 30 e participem nesta importante eleição”, sublinhou.
Eleitores têm até ao dia 30 de maio para se inscre(...)
E já depois de concluída a inscrição, o remate e o apelo final ao voto antecipado foi deixado pelo Presidente da República.
“Não percam a oportunidade. Porque deitar fora um voto e neste caso, um voto antecipado, é, no fundo, deitar fora a democracia”, finalizou Marcelo.
As inscrições para o voto antecipado em mobilidade estão abertas até à próxima quinta-feira, dia 30. Os eleitores que se inscreveram podem ir até às urnas já no próximo domingo, 2 de junho, mas se não o fizerem podem à mesma exercer o seu direito de voto na data oficial das eleições, dia 9.
Pela primeira vez, e devido à digitalização dos cadernos eleitorais, a 9 de junho, os eleitores podem votar em mobilidade em qualquer assembleia de voto e não apenas naquela em que estão recenseados - e sem necessidade de se inscreverem previamente.