31 mai, 2024 - 20:16 • Lusa
O presidente do PSD e primeiro-ministro prometeu esta sexta-feira novidades sobre a situação da AIMA para a próxima semana e aconselhou a oposição a ter "mais pedalada" para acompanhar o Governo.
Luís Montenegro juntou-se hoje pela segunda vez à campanha da AD para as europeias, em Santa Maria da Feira, e foi questionado pelos jornalistas, num contacto de rua antes de um comício, sobre os problemas registados com a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) e o pedido do Chega para suspender a regularização de migrantes.
"Na próxima semana teremos novidades sobre isso", disse, apenas.
O líder do PSD e do Governo escusou-se a comentar diretamente os avisos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a possibilidade de uma crise política e se está preocupado com a estabilidade.
"Eu estou preocupado em governar, já se disse que o Governo não fazia nada, agora diz-se que faz muito. É caso para dizer, aqui numa terra de ciclismo, que a oposição não tem tido pedalada para acompanhar o Governo", disse.
Montenegro reiterou que, ao contrário do que muitos dizem, o Governo não está a acelerar devido às eleições europeias de 9 de junho.
"Não se cansem já, se não tem de vir o carro vassoura buscar alguns", aconselhou.
Saem funcionários e há grande dificuldade está em (...)
Pouco depois, já no comício ao ar livre, Montenegro retomou a metáfora ligada ao ciclismo.
"Eu quero daqui dizer que, quer estejamos em linha reta, quer estejamos para "sprintar" numa meta volante, quer estejamos a trepar uma montanha, nós vamos sempre dar tudo", afirmou.
Por isso, sugeriu duas alternativas à oposição: "Quem quiser acompanhar a nossa pedalada, também tem de dar ao pedal. Quem quiser estar na assistência a mandar uns piropos a quem pedala muito, continua na assistência e nós continuaremos a pedalar".
Montenegro disse estar otimista quanto ao resultado das europeias de 09 de junho, pedindo um reforço e "uma representação robusta" da AD no Parlamento Europeu, e voltou a considerar que o cabeça de lista Sebastião Bugalho foi "claramente acertada".
"Boa prova Sebastião, bom resultado, é hora do sprint, dá tudo no sprint, ganha a eleição connosco, vamos ganhar esta eleição e vamos continuar a transformar o país", disse.
Montenegro acusou a oposição de, nesta campanha, não ter mais argumentos se não falar da idade de Sebastião Bugalho.
"Eles gostavam de ter a tua idade (...) Sim, é possível ter um representante do país com 28 anos no Parlamento Europeu e até é possível que seja o melhor dos 21" eurodeputados", considerou.
O presidente do PSD aconselhou o candidato a não se preocupar com o que se diz e tem "pouca importância", mas mais com o que tem de fazer, dizendo que adotou a mesma postura.
"Até há um mês e meio eu não tinha experiência nenhuma. Depois, não era capaz de fazer nada, agora até pedem que não faça tanto. O princípio é sempre o mesmo: deixá-los falar, eles falam, falam e nós estamos concentrados a olhar pela vida das pessoas e é o que queremos fazer na Europa", afirmou.