Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Europeias 2024

BE diz que "o problema da habitação está no que se constrói"

04 jun, 2024 - 13:10 • Hugo Monteiro

Catarina Martins defendeu, no Porto, que Portugal não pode ser o resort da Europa e tem de responder aos problemas da população, nomeadamente no que respeita à habitação.

A+ / A-

Catarina Martins considera que o problema da habitação em Portugal não está “na falta de construção”, mas antes “no que se constrói”.

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) às Europeias visitou a Associação de Moradores da Zona da Lapa, no centro do Porto, onde defendeu que "Portugal não é um resort da Europa”, mas antes um país que tem de dar resposta aos problemas dos habitantes.

"Portugal é um país que tem de ter respostas de habitação para quem aqui vive e aqui trabalha. No centro do Porto estamos a ver exatamente o exemplo do pior que se tem feito. Onde devia nascer habitação nascem hotéis". Catarina Martins referia-se às obras da segunda fase de um hotel de cinco estrelas e que decorrem à porta da associação e paredes meias com o Bairro da Lapa que nunca viu a sua ampliação acontecer.

“Já havia uma segunda fase no papel. O projeto começou, fizeram as fundações, fizeram os alicerces, só que depois foi abandonado. Não sabemos exatamente o que é que aconteceu”, o lamento é de Carlos Ferreira, presidente da Associação, ao qual a candidata do BE acrescentou: “a segunda fase das casas não avançou, mas a do hotel é rápida”.

Catarina Martins disse, ainda, que o hotel em causa foi construído com o financiamento permitido por “160 vistos Gold”. "Os vistos Gold não deviam existir em nenhum país da Europa”, sublinhou a cabeça de lista do BE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    04 jun, 2024 Lisboa 12:44
    Pessoalmente afirmo que o problema da habitação está não só no que se constrói como no que se devia construir e não se constrói. Desde logo, olhando para o exemplo de Lisboa, quando o PAPA teve de vir a Lisboa informar Moedas de que o Bairro da Serafina também é Lisboa, aquele, desde então, sem o mínimo de vergonha, de brio profissional e de honestidade política para com os cidadãos a quem soube pedir o voto quando dele necessitou, continua a fazer de conta que o que resta do Bairro mencionado, da Quinta do Ferro, do Bairro da Liberdade, etc, seja a natureza a limpar tais bairros, uma vez que a vereadora do Pelouro da Habitação nunca nos provou, arte, engenho, nem sabedoria, para reconstruir naqueles bairros habitações a preços acessíveis e permitir aos que naqueles supostos bairros sobrevivem , terem acesso a uma habitação de que anseiam, com as dignidade, segurança, higiene e qualidade que nunca tiveram até hoje. Em face destas vergonhas o problema da habitação está não tanto no que se constrói, mas muito mais no que se devia construir e não se constrói.

Destaques V+