Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​“É uma decisão errada”. CDU critica promulgação do diploma da imigração

04 jun, 2024 - 20:02 • Cristina Nascimento

Cabeça de lista João Oliveira argumenta que a Constituição tinha argumentos para que Marcelo desse outro destino ao diploma.

A+ / A-

O cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu critica Marcelo Rebelo de Sousa por ter promulgado o diploma do Governo sobre imigração.

“O Presidente da República tinha na nossa Constituição fundamentos suficientes para recusar a promulgação destas medidas do Governo. Entendeu não o fazer, entendeu comprometer-se com essa política do Governo. Por ser uma política errada é uma decisão errada do Presidente da República”, argumentou João Oliveira.

Oliveira lembra que o Presidente da República fez “um juramento de cumprir e fazer cumprir a Constituição” e que este documento aponta que a política de imigração “tem que ser uma política que deve estar orientada e subordinada a princípios do humanismo, de garantia das condições de vida e de garantia de iguais condições de direitos a todos os cidadãos, sejam nacionais, sejam estrangeiros”.

Nestas declarações aos jornalistas, à margem de um comício em Évora, Oliveira adiantou que, apesar de considerar que a Constituição tem fundamentos para a rejeição do diploma, o PCP não pretende enviar o documento para o Tribunal Constitucional.

O PCP, partido que faz parte da coligação, já tinha adiantado que vai apresentar as suas próprias propostas nesta matéria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+