Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Europeias. A abstenção deverá ficar entre os 58% e os 63%

09 jun, 2024 - 18:57 • João Carlos Malta (texto) , Diogo Camilo (gráficos)

As projeções são da Católica para a RTP e da Pitagórica para a TVI. Será a abstenção mais baixa desde 2009.

A+ / A-

Veja também:


A abstenção nas eleições europeias de 2024, que se realizaram este domingo, deverá ficar entre os 58% e os 63%. É isso que dizem as duas projeções avançadas por dois canais televisivos. É o valor mais baixo desde 2009.

Segundo a RTP e a Católica, a percentagem dos que não votaram ficará entre os 60% e os 63%,. Já a Pitagórica avança outros números para a TVI colocando a fasquia entre os 58,5% e os 64,5%.

No entanto, o patamar superior da projeção da Pitagórica já não se confirmará porque a afluência às urnas até as 19h05, de acordo como site da CNE, já está nos 36,44%.

O número de votantes ficará assim acima das eleições de 2019, em que os que não votaram foram quase 70%.

Estes valores fazem com que esta eleição seja a mais concorrida desde 2009, em que a taxa de abstenção foi de 63,2%. Em 2015 e 2019, superaram os 65%.

Para estes números muito terá contribuído o voto em mobilidade que permitiu aos eleitores votarem em qualquer mesa de voto, independentemente da área de residência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+