27 jun, 2024 - 22:11 • Pedro Mesquita e Ricardo Vieira
O Presidente da República considera que a eleição de António Costa para presidente do Conselho Europeu é uma "magnifica decisão para a Europa e também para Portugal".
Marcelo Rebelo de Sousa reagiu através de um comunicado divulgado no site da Presidência poucos minutos depois de a notícia ser conhecida.
"O Presidente da República saúda as decisões de hoje do Conselho Europeu que, na sequência das eleições europeias de 9 de março, abrem caminho à continuidade do regular funcionamento das instituições europeias, a bem do nosso projeto comum de construção de um futuro em conjunto, em paz e em bem-estar social", refere a nota oficial de Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa considera que a eleição de António Costa para líder do Conselho Europeu é "uma magnifica decisão para a Europa e também para Portugal".
"O compromisso pessoal e o trabalho já demonstrado de António Costa para com a construção europeia e no que representa de solidariedade e progresso é uma garantia de que o Conselho Europeu ficará em boas mãos, pelo que o Presidente da República lhe apresenta os votos de parabéns e de felicidades nas futuras funções, a bem de todos nós", sublinha o chefe de Estado.
O primeiro-ministro também já felicitou António Costa através de uma mensagem publicada nas redes sociais.
Em conferência de imprensa, em Bruxelas, Luís Montenegro disse que António Costa reúne características que são a “essência do exercício” do alto cargo na União Europeia.
Luís Montenegro acrescenta que "a Europa enfrenta grandes desafios e contaremos com todos para defender uma União Europeia mais coesa, capaz de construir pontes para que os Estados possam dar às pessoas as respostas de que elas precisam".
A eleição de António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu é "um enorme orgulho para Portugal e para o Partido Socialista", afirma o secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos.
"Um enorme orgulho para Portugal e para o Partido Socialista. Parabéns, António Costa!", destacou Pedro Nuno Santos na rede social X, onde partilhou um vídeo de felicitação com momentos do antigo primeiro-ministro com outros líderes europeus ou na Europa.
António Costa é a “pessoa mais qualificada para este momento" - Mariana Vieira da Silva
Em declarações à Renascença, a socialista Mariana Vieira da Silva considera que este é um "dia importante para o país e muito importante para a União Europeia, que vive momentos de desafio”.
António Costa é a “pessoa mais capacitada e qualificada para este momento de negociação, de criar pontes e de criar um diálogo entre os diversos países”.
“Acho sinceramente que isto é bom para Portugal”, afirma na CNN Portugal o social-democrata Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, sobre a eleição de António Costa.
“É bom em termos de prestígio, o que conta nas relações internacionais, termos portugueses presidente da Comissão Europeia, presidente do Conselho Europeu, secretário-geral das Nações Unidas, mas no que respeita à União Europeia é muito importante, porque o presidente da Comissão Europeia tem que defender o interesse europeu e o presidente do Conselho Europeu tem que procurar o consenso entre todos os governos, mas estará lá com uma sensibilidade portuguesa", sublinha.
Durão Barroso acredita que António Costa no Conselho Europeu "procurará evitar qualquer coisa que veja contra os nossos interesses e valores".
"Pelo simples facto de lá estar, os outros governos vão tentar não por propostas que possam de alguma forma ser vistas negativamente no país do presidente do Conselho Europeu. É assim que se constrói a influência”, argumenta Durão Barroso.
O presidente do PS, Carlos César, recebeu com "grande satisfação pessoal" a notícia da eleição de António Costa.
"É o reconhecimento das capacidades políticas e diplomáticas do antigo líder do PS. Junta-se, num alto cargo internacional, a outro socialista português, António Guterres. Parabéns Portugal", escreve Carlos César na rede social Facebook.
O presidente do PS aproveita para deixar algumas farpas ao PSD: "O governo da AD lá cumpriu as suas obrigações, apoiando, como não podia deixar de o fazer, a candidatura do anterior primeiro ministro. Imagino como isso lhes deve ter custado. Contrariados, mas…”é a vida”!", conclui.
O Partido Socialista também já felicitou António Costa através das redes sociais. "Um enorme orgulho para Portugal e para o Partido Socialista. Parabéns, António Costa!", pode ler-se na publicação.
[em atualização]