Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ventura ameaça com moção de censura se governo da Madeira não cumprir exigências

05 jul, 2024 - 18:44 • Lusa

Partido colocou quatro exigências ao Governo Regional. Se não forem cumpridas, "o Chega apresentará imediatamente uma moção de censura ao Governo Regional".

A+ / A-

O presidente do Chega justificou hoje a viabilização do programa do Governo da Madeira para que a região não tenha novamente eleições, mas alertou que o partido apresentará uma moção de censura se não forem cumpridas as suas exigências.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Lisboa, André Ventura referiu que o partido colocou quatro exigências ao Governo Regional: a criação de um gabinete autónomo de prevenção e combate à corrupção, uma auditoria externa das contas regionais dos últimos cinco anos, a criação de uma comissão parlamentar de inquérito regional aos apoios concedidos nos últimos anos pelo Governo Regional a empresas e, ainda, a renúncia do presidente do executivo do arquipélago, Miguel Albuquerque, caso seja formalmente acusado no processo sobre alegada corrupção.

O líder do Chega disse que o Governo Regional aceitou estas exigências e, por isso, o partido absteve-se, viabilizando o Programa do Governo. .

Questionado se o Chega recuou, uma vez que André Ventura defendeu sempre que o seu partido só viabilizaria se não fosse Miguel Albuquerque o presidente do Governo Regional, respondeu: "O Chega negociou e achou que era melhor do que mandar a região novamente para eleições".

E deixou um aviso, de que se estas exigências não forem cumpridas, "o Chega apresentará imediatamente uma moção de censura ao Governo Regional".

André Ventura prometeu que o seu partido fará um "escrutínio diário e permanente".

O parlamento madeirense aprovou na quinta-feira o Programa do XV Governo Regional, com 22 votos favoráveis do PSD, do CDS-PP e do PAN, 21 votos contra do PS, do JPP e de uma deputada do Chega, e quatro abstenções do Chega e da IL.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+