Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Campanha DGS

"Pessoas que menstruam". Bancada do PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre campanha da DGS

24 jul, 2024 - 23:05

Deputado Bruno Vitorino considera que "mudança de linguagem deriva da ideologia defendida por alguns e não da ciência". Em causa está um questionário online intitulado "Vamos falar de menstruação?".

A+ / A-

O grupo parlamentar do PSD pretende que a ministra da Saúde esclareça se autorizou a campanha da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a menstruação que utiliza a expressão "pessoas que menstruam" em vez de "mulheres".

Para esse pedido de esclarecimentos a Ana Paula Martins, a bancada social-democrata utilizou a figura da pergunta, questionando a ministra se teve conhecimento prévio da campanha lança pela DGS em 9 de julho.

Em causa está um questionário online intitulado "Vamos falar de menstruação?", com o objetivo de "realizar um diagnóstico de situação sobre saúde menstrual em Portugal", e para o qual a DGS "convida à participação de todas as pessoas que menstruam".

A bancada do PSD considerou que, ao invés de utilizar a palavra "mulheres" nesta sua iniciativa, a DGS "optou pela expressão pessoas que menstruam" numa campanha que "motivou forte contestação e polémica junto da sociedade civil".

"Sucede que a mudança de linguagem deriva da ideologia defendida por alguns e não da ciência. Parece-me que uma entidade como a DGS, pelos seus propósitos e razão de existência, deveria ser a primeira entidade a usar a ciência como base para a sua atuação", refere a pergunta assinada pelo deputado Bruno Vitorino.

Perante isso, o PSD pretende saber se a ministra da Saúde autorizou os termos em que a campanha foi lançada e "porque alterou a DGS a palavra "mulher" por "pessoa que menstrua"" e em que base científica sustentou essa "nova interpretação".

Questiona ainda qual a legislação nacional ou decisão de órgão de soberania que "ditou a aprovação da mudança de linguagem para a usada pela DGS".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cristina Horta
    31 jul, 2024 Caldas da Rainha 11:06
    Estão doidos, alienados. E se se preocupassem e discutissem assuntos sérios e uteis? Tudo isto revela a decadência dos paises de um continente que está a apodrecer e vai soçobrar. Estamos perto do fundo, como se viu na abertura dos JO.
  • Helena Pinto
    25 jul, 2024 Viseu 14:11
    Subscrevo na íntegra o pedido de esclarecimento da bancada do PSD e espero, muito sinceramente, que a DGS seja um órgão rigoroso e confiável, mas, para isso, tem que se basear em factos científicos! A única pessoa que menstrua chama-se MULHER!!!
  • Sergio Lopes
    25 jul, 2024 Sintra 13:21
    A propósito da referida campanha da DGS, permito-me recordar o REPARO do douto brasileiro Ruy Barbosa quando na viragem do século XIX para o século XX notou uma adulteração súbita na língua portuguesa ensinada no seu país, o Brasil: "A degeneração de um povo, de uma nação ou raça, começa pelo desvirtuamento da própria língua". Fonte: https://www.pensador.com/frase/NTk3NDg/
  • Maria
    25 jul, 2024 Braga 12:10
    Tudo o que coloque em causa a Ministra da Saúde, estou completamente de acordo 👍🏻
  • Maria
    25 jul, 2024 Palmela 11:14
    Alguem e reponsavel por isto? Diz governo de portugal em primeiro lugar depois dgs em segundo!
  • Alba Fernandes
    25 jul, 2024 Almada 09:56
    Não acho aceitável esse tipo de lingiuagem num país democrático onde a população não foi consultada se estava ou não de acordo numa coisa tao importante como é a mudança do tipo de linguagem
  • Adelaide Figuinha
    25 jul, 2024 Porto 08:53
    Estou muitíssimo de acordo com o pedido de esclarecimento da bancada do PSD. Não confundamos a realidade com ideologias. Quem é menstruada não é a mulher ? A pessoa que menstrua chama-se MULHER!!!!! Por favor, não espalhem erros em nome da democracia!!!

Destaques V+