Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Venezuela. PCP saúda reeleição de Maduro e condena Governo português

29 jul, 2024 - 19:27 • Ricardo Vieira

Partido Comunista defende que as eleições de domingo na Venezuela “constituíram uma importante jornada democrática”, apesar dos protestos da oposição.

A+ / A-

O Partido Comunista Português saúda a reeleição de Nicolás Maduro como Presidente da Venezuela e critica a ingerência dos EUA, União Europeia e do Governo de Portugal.

O PCP defende, em comunicado divulgado esta segunda-feira, que as eleições de domingo na Venezuela “constituíram uma importante jornada democrática”, apesar dos protestos da oposição.

“Os resultados reafirmaram o apoio popular ao processo bolivariano, o que assume um tão maior significado quando este é expresso num contexto de décadas de resistência perante as sucessivas operações de ingerência e desestabilização promovidas pelos EUA e a União Europeia contra a Venezuela”, sublinha o partido liderado por Paulo Raimundo.

Para o PCP, a vitória de Nicolás Maduro representa o triunfo das “forças progressistas, democráticas e patriotas venezuelanas” sobre “o projeto reacionário, antidemocrático e de abdicação nacional”.

O Partido Comunista condena “manobras de ingerência nas eleições da Venezuela” e a reação do Governo português, “alinhada com a política de ingerência dos EUA e da UE e quantos procuram animar a campanha promovida pela extrema-direita golpista”.

“O que se exige do Governo português é uma postura de respeito pela soberania e independência da República Bolivariana da Venezuela e da vontade do povo venezuelano livre e democraticamente expressa nas urnas – a postura que verdadeiramente defende os interesses de Portugal e do povo português, nomeadamente da comunidade portuguesa na Venezuela”, refere o PCP.

O Partido Comunista apela ao fim das “medidas coercivas impostas pelos EUA contra o povo venezuelano, que atingem igualmente a comunidade portuguesa na Venezuela, como o bloqueio económico e financeiro ou o roubo de milhares de milhões de ativos”.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou que o Presidente Nicolás Maduro foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo com 51,20% dos votos, à frente do candidato da oposição Edmundo Gonzalez Urrutia, que obteve pouco menos de 4,5 milhões (44,2%).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa Gomes
    30 jul, 2024 Braga 14:02
    O nosso PCP é o mais democrata de todos os partidos. É pena não viverem todos na Rússia ou paises satélites.
  • Iur
    29 jul, 2024 Setúbal 22:43
    O PCP a deixar cair a máscara. Gostavam de ser os donos de Portugal. Depois ainda se atrevem a falar de democracia. Devem pensar que somos um país de parvos.

Destaques V+