Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Resíduos urbanos

Problema do lixo em Lisboa "não é culpa" das juntas de freguesia

26 set, 2024 - 19:01 • Carla Fino

Carlos Moedas já deveria ter falado com as freguesias "para se encontrarem soluções em conjunto para a especificidade de cada território, coisa que não faz", critica Miguel Coelho.

A+ / A-

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no coração de Lisboa, lamenta as declarações de Carlos Moedas que em entrevista à Renascença responsabiliza as freguesias pelos problemas do lixo na capital.

Miguel Coelho dá exemplos do que o autarca já deveria ter feito. Soluções que ajudavam a resolver alguns dos problemas do lixo na cidade: "Não altera o horário de colocação de lixo na rua, não tem uma equipa de fiscalização de rua - eu até lhe chamava os polícias do lixo, não disciplinou o alojamento local que coloca o lixo na rua a qualquer hora do dia, mas depois a culpa é das freguesias quando ele sabe muito bem que não é. Quando a Câmara não recolhe o lixo, nós temos um problema na cidade", sublinha Miguel Coelho.

Uma década depois da descentralização feita por António Costa, o presidente da junta socialista defende que é preciso fazer "uma reapreciação do que é que está bem e mal e porventura, ir-se mais longe".

Miguel Coelho sugere mais poderes às juntas de freguesia, que "se calhar poderiam começar a recolher o lixo". Mas, para isso, "é preciso termos condições técnicas para o fazer".

"Está nas mãos do senhor presidente conseguir que se recolha o lixo ao domingo. Eu partilho dessa posição. O lixo devia ser recolhido todos os dias na cidade de Lisboa. Mas lá está, Carlos Moedas anuncia que quer fazer e não faz, decide mas não decide", lamenta Miguel Coelho.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio Lopes
    03 out, 2024 Lisboa 09:41
    Entre Juntas de Freguesia e CML de uma vez por todas entendam-se e assumam as suas responsabilidades para que a falta de higiene em Lisboa, deixe de ser, como ainda hoje o é, mais uma imagem de marca da CML a quem nos visita, que a exemplo dos cidadãos de Lisboa, merecem muito mais e melhor higiene do que aquela que a cidade nos prova ter, brincando com a saúde dos mais vulneráveis, brincadeiras estas que os cidadãos dispensam, pois nunca foi nem será para isto que os dirigentes da CML pediram os votos aos mesmos cidadãos que assim tratam diariamente. Em face de mais esta vergonha municipal, que mais quer Moedas e a sua Administração para assumir as responsabilidades inerentes aos cargos que ocupam e pelos quais são remunerados pelo erário público português? Entendo já ser tempo de estes pseudo políticos começarem, também eles a andarem de máscara, pois a total falta de higiene em Lisboa, obriga os seus cidadãos, a terem de andar decorados, como o estiveram aquando da COVID 19. Será para isto que Moedas nos pediu o voto?

Destaques V+