Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE 2025

Proposta irrecusável? "PS não está encurralado", garante Alexandra Leitão

04 out, 2024 - 10:18 • André Rodrigues

Líder parlamentar do PS reconhece uma aproximação na oferta de Luís Montenegro para rever posições em matéria de IRS Jovem e IRC. Mas confirma que os socialistas vão avançar com uma contraproposta em contrarrelógio para a apresentação do Orçamento para o próximo ano.

A+ / A-

A líder parlamentar do PS recusa a ideia de que o partido está obrigado a viabilizar o Orçamento para o próximo ano.

No dia seguinte à apresentação da proposta que Luís Montenegro classificou como “irrecusável”, Alexandra Leitão contesta o que diz serem “classificações unilaterais” do primeiro-ministro.

A deputada reconhece que as afinações sugeridas pelo Governo em matéria de IRS Jovem e IRC são “uma aproximação”, mas insuficiente para confirmar as certezas de Montenegro de que os socialistas viabilizarão o Orçamento.

“O alargamento para os 35 anos e, sobretudo, o alargamento do prazo de duração de 5 para 13 anos, não é ainda a solução que queremos [para o IRS Jovem] e esse será um dos pontos a apresentar numa contraproposta”, referiu à Renascença a líder da bancada socialista, sem querer adiantar detalhes.

Quanto ao IRC, “o Governo vem propor uma redução transversal, que é de 1% este ano, mas que é assumido no documento que foi entregue - e também publicamente pelo primeiro-ministro na conferência de imprensa - que é para atingir 17% em 2026”.

Não vai ao encontro da linha vermelha que tem sido traçada”, avisa Alexandra Leitão que, contudo, sinaliza a disponibilidade do PS para “continuar a conversar” e apresentar, “o mais depressa possível, uma contraproposta ao Governo”.

Encurralados? Tirar IRS Jovem no modelo do Governo “é uma enorme vitória"

Na próxima terça-feira, Pedro Nuno Santos vai reunir-se com o seu grupo parlamentar para discutir o Orçamento para o próximo ano e poderá anunciar os termos da contraproposta à oferta “irrecusável” do Governo. Mas faltarão dois dias para que o documento seja apresentado.

Questionada se o PS sente algum tipo de pressão, ou se este será uma espécie de xeque-mate a Pedro Nuno Santos, a líder parlamentar do maior partido da oposição recusa essa ideia e considera que “ter retirado o IRS Jovem no modelo do governo é uma enorme vitória do Partido Socialista”.

Claro que o PS não está encurralado”, garante Alexandra Leitão que (ainda) não dá como certa a viabilização do Orçamento do Governo da AD.

“Já lhe respondi: vamos fazer uma contraproposta que não posso antecipar qual é, porque ainda está em preparação”, conclui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+