Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndios. Governo promete aprender com os erros e tudo fazer "para melhorar"

11 out, 2024 - 10:48 • Manuela Pires

O Parlamento debateu, esta sexta-feira de manhã, as falhas nos combates aos incêndios.

A+ / A-

O Parlamento debateu, esta sexta-feira de manhã, as falhas nos combates aos incêndios. O assunto foi levado a debate pelo partido Chega, que considera que o país não aprendeu nada com os fogos de 2017.

O deputado do partido, Pedro Frazão, assegura que o Governo falhou e queixa-se que ninguém se demitiu.

"Mais nove portugueses morreram queimados, milhares de animais morreram carbonizados, centenas de casas e fábricas foram destruídas e milhares de hectares foram perdidos... e ninguém com responsabilidade se demitiu. O senhor secretário de Estado nem sequer colocou o lugar à disposição", critica.

Já o deputado comunista António Filipe defende que é preciso fazer uma reflexão mais profunda e ouvir as críticas de quem está no terreno.

"Tem de se refletir sobre o papel da coordenação e o papel de comando", pede. "Temos ouvido muitas críticas, nomeadamente dos bombeiros, relativamente à forma como os bombeiros são privados do comando das operações, que são asseguradas pelos quadros da Autoridade Nacional para a Emergência de Proteção Civil, que não serão aqueles que estão em melhores condições de proceder a esse comando", refere.

No debate, o secretário de Estado da Proteção falou nos meios no terreno. Paulo Simões Ribeiro garantiu que o Governo vai aprender com os erros.

"Este Governo tudo fez e tudo fará para melhorar o que deve e pode ser melhorado. Tudo fez e tudo fará para aprender com os eventuais erros que sejam identificados e depois corrigi-los", garante.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+