24 out, 2024 - 14:44 • Filipa Ribeiro
A Iniciativa Liberal (IL) vota contra "Orçamento que podia ser apresentado pelo PS", anunciou esta quinta-feira o líder do partido, Rui Rocha.
Rui Rocha diz que a proposta de Orçamento do Estado para 2025 não está alinhada com o programa eleitoral da AD.
O presidente da IL diz que o partido votaria a favor se a proposta “incorporasse uma visão reformista do país” e que se abster-se-ia se “incorporasse uma visão alinhada com o programa eleitoral da AD”.
Rui Rocha fala de um documento que traz “continuidade” dos “níveis de despesa pública ou acima de aqueles que o PS tinha”.
O sentido de voto da IL foi anunciado depois de os oito deputados do partido se terem reunido esta manhã, Rui Rocha fala de uma decisão “pacífica, rápida e unânime” e fala de “coerência” do partido com os eleitores que votaram no partido em março.
O presidente da Iniciativa Liberal diz ainda ter “enormíssimas dúvidas” sobre uma mudança do sentido de voto durante a especialidade. Rui Rocha acredita que o voto contra na generalidade se vai repetir na votação final global, ainda assim, sublinha que o partido vai continuar “a apresentar propostas” na discussão na especialidade.