Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tumultos em Lisboa. Marcelo aguarda indicação do Governo para visitar bairros

29 out, 2024 - 19:02 • Lusa

"Tudo o que seja encontrar formas de diálogo, de concertação, de resolução pacífica dos problemas, é mil vezes preferível a haver focos maiores ou menores de violência verbal e física", afirma o Presidente da República.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta terça-feira aguardar pela evolução das reuniões do Governo com os representantes dos bairros onde houve tumultos para agendar uma visita a esses locais.

Em declarações à margem do encerramento do 2.º Congresso Portugal Empresarial, na Exponor, em Leça da Palmeira, o chefe de Estado disse manter a intenção de visitar os bairros.

Em causa está a reunião convocada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, na sequência dos incidentes desencadeados em vários bairros da Área Metropolitana de Lisboa (AML) após a morte de Odair Moniz, baleado por um agente da Polícia de Segurança Pública, no dia 21, em circunstâncias ainda por esclarecer.

"Eu esperava que o Governo fizesse o que está a começar a fazer (...) e na medida em que corra bem o que está hoje a iniciar-se, isso dá um espaço adicional ao Presidente para, nos próximos dias ou nas próximas semanas, concertado com o Governo, visitar esses municípios", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado sobre a importância do bom senso no diálogo que hoje começou promovido pelo Governo, o Presidente da República assinalou que os portugueses "não o querem apenas no Orçamento de Estado (OE), mas também na estabilidade social, na estabilidade financeira e económica e também política, o que significa que tudo o que seja encontrar formas de diálogo, de concertação, de resolução pacífica dos problemas, é mil vezes preferível a haver focos maiores ou menores de violência verbal e física".

Na mesma linha de pensamento abordou as mais-valias de haver estabilidade política, sublinhando que "desde o momento em que ficou claro que o orçamento ia ser viabilizado, [isso tornou-se] num fator enorme de estabilidade política".

"Porque permite olhar para 2025 sabendo que há eleições locais [autárquicas] e está fora de causa haver outro tipo de eleições e depois em 2026 haverá eleições presidenciais". sustentou.

"E haver esses calendários certinhos num contexto que é previsível nem imaginam como isso é importante para a economia, para os agentes económicos, para os agentes de dotação financeira, para a maneira como se vê Portugal fora", concluiu o chefe de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Silva
    30 out, 2024 Agualva-Cacém 15:11
    Este incompetente a quem chamam Presidente da República não teve um segundo para ir ao hospital onde está internado o motorista da Carris Metropolitana mas está pronto para mais um banho de protagonismo gratuito e saloio, visitando os bairros onde ocorreram os tumultos. Pevê-se grande azáfama na sua fábrica de medalhas e um bom negócio para a fábrica de pastéis de Belém pois não vão faltar pastéis de Belém para distribuir pelos moradores locais.
  • ze
    30 out, 2024 aldeia 14:44
    Será que també pensa ir visitar os familiares dos policias que foram mortos no cumprimento do seu dever? e já agora visite também o motorista que foi violentamente agredido e que irá ficar inutilizado para toda a vida e também a sua familia, e não peça desculpas pelos malfeitores.
  • EU
    30 out, 2024 PORTUGAL 10:42
    Se Marcelo Rebelo de Sousa, cumprir a CONSTITUIÇÃO, a fizer cumprir, se tiver PULSO e VERGONHA fica onde NÃO DEVIA ESTAR e fará um grande favor ao PAÍS, uma vez que Portugal é SOBERANO e não um local onde REINAM malfeitores. Eu enquanto PORTUGUÊS cumpro a LEI e não ando de noite, COVARDEMENTE, a destruir aquilo que NÃO É meu.
  • Não esqueça
    30 out, 2024 As Esquadras em ruinas 09:14
    Veja lá na sua agenda, se também tem tempo para ir visitar as esquadras de policia em ruínas, que albergam os nossos defensores e garantes da Lei e Ordem Pública, onde estão paredes-meias com ratos e onde até chove dentro.

Destaques V+