24 nov, 2024 - 17:46 • André Rodrigues , com Ricardo Vieira
O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, afastou este domingo, no Porto, a possibilidade de apoiar uma eventual candidatura presidencial do almirante Henrique Gouveia e Melo.
A declaração acontece um dia depois de ser noticiado que Gouveia e Melo comunicou ao Governo que não está disponível para renovar o mandato como Chefe do Estado-Maior da Armada para entrar nas eleições presidenciais de 2026.
Na moção de estratégia global que levou ao último congresso do PSD, Luís Montenegro já tinha assumido que queria um militante do partido para concorrer às presidenciais.
"Sobre o Chefe do Estado-Maior da Armada, o Governo decidirá dentro dos timings previstos na lei. Portanto, não vou adiantar nada nem comentar as notícias vindas a público. Sobre as eleições presidenciais, como presidente do PSD estou vinculado a uma moção de estratégia que apresentei ao último congresso e na qual preconizamos uma candidatura no nosso espaço político, preferencialmente, um militante nosso, e é isso que vamos fazer", declarou este domingo Luís Montenegro.
Almirante poderá anunciar candidatura presidencial(...)
O primeiro-ministro e líder do PSD falava aos jornalistas à margem da entrega dos prémios Sempre Solidários, da Fundação Manuel Antonio da Mota, uma cerimónia que decorreu na Alfândega do Porto.
O almirante Henrique Gouveia e Melo terá rejeitado ser reconduzido como Chefe do Estado-Maior da Armada, avançaram no sábado o Observador e a SIC Notícias.
O militar, que ficou conhecido dos portugueses quando foi chamado a coordenar o processo de vacinação durante a pandemia de covid-19, já terá comunicado ao Governo que não tenciona continuar na chefia da Marinha.
Gouveia e Melo não comenta a notícia, mas em declarações ao Observador diz que "o assunto já foi tratado há algum tempo com o Governo".
O ainda Chefe do Estado-Maior da Armada poderá estar a preparar a apresentação, em março do próximo ano, de uma candidatura às eleições presidenciais de 2026, adianta a SIC Notícias.
Contactado pela Renascença, Gouveia e Melo não se quis pronunciar sobre as notícias de que terá rejeitado continuar como chefe da Armada e que vai avançar com uma candidatura a Belém.
A notícia é conhecida na semana em que foram reveladas imagens de um encontro entre o Chefe do Estado-Maior da Armada e o ministro da Defesa, Nuno Melo, num bar de Lisboa.