Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE2025

"Parlamento perdeu a vergonha." Chega levanta cartazes no fim da votação do Orçamento

29 nov, 2024 - 13:47 • Alexandre Abrantes Neves , Ana Kotowicz

Orçamento do Estado de 2025 aprovado na votação final, tal como já era esperado, esta sexta-feira, na Assembleia da República.

A+ / A-

50 cartazes e mais um protesto que marca o dia da votação final global do Orçamento do Estado (OE2025) no parlamento. Na altura em que o presidente da Assembleia da República anunciava a aprovação do documento, cada deputado do Chega levantou-se e ergueu um cartaz onde se podia ler “Este parlamento perdeu a vergonha”.

Não houve reação por parte das outras bancadas ou de José Pedro Aguiar-Branco: ainda os cartazes estavam no ar e já havia deputados do PS e dos restantes partidos à esquerda a abandonarem a sala do plenário. Também as bancadas do PSD e do CDS-PP se mantiveram tranquilas e de pé, a bater palmas pela aprovação do OE2025.

À saída da sessão, o primeiro-ministro não fez comentários ao protesto, mas destacou a "corresponsabilidade do PS e do Chega, os dois maiores partidos da oposição" na elaboração do OE2025. Já o líder do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, classificou os deputados do Chega como “delinquentes” e ressalvou “não ter medo da anarquia que trouxeram à Assembleia da República”.

“Nós vamos combater. Este é um desrespeito para com os portugueses, para com as instituições, para com aqueles que foram eleitos pelo povo português. O Chega está sempre a falar na lei e na ordem, mas o que tivemos aqui foi o desrespeito pela lei, pela ordem, pelas regras básicas do funcionamento da democracia”, criticou, numa declaração nos Passos Perdidos da Assembleia da República.

Esta não é a primeira vez que o partido de André Ventura faz um protesto do género. Em 2023, na sessão solene de comemoração do 25 de Abril, os deputados do partido ergueram folhas com a frase “Chega de corrupção”, em protesto contra a presença do presidente brasileiro, Lula da Silva.

Ainda na manhã desta sexta-feira, os trabalhos começaram com tarjas penduradas pelo Chega nas janelas da Assembleia da República, em protesto contra o fim dos cortes salariais dos titulares de cargos políticos e gestores públicos.

Sem surpresas, o parlamento aprovou esta sexta-feira o OE2025 com votos a favor do PSD, CDS-PP, a abstenção do PS e os votos contras dos restantes partidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    29 nov, 2024 Palmela 15:17
    Porque sendo assim a dar dinheiro a este e aquele sem mais nem menos" torna-se verdadeiro o que a mulher(homem)disse" o montijo passa a ser a cidade mais mal cuidada de portugal e ilhas!
  • Maria
    29 nov, 2024 Palmela 15:11
    Por acaso achei que o vereador do psd foi muito corajoso!
  • Maria
    29 nov, 2024 Palmela 15:09
    Pois claro eo o psd e o ps! E o ps e o psd ! Mas esta caldeirada nao esta a resultar nas camaras! Na camara do montijo " o ps quer gastar 30mil euros com o grupo forcados e o psd foi muito claro quem tem dinheiro pra almocaradas que se cotize!
  • Maria
    29 nov, 2024 Palmela 15:00
    Durante 50 anos os deputados portaram-se como caezitos" apenas rosnavam uns aos outros!
  • Maria
    29 nov, 2024 Palmela 14:58
    Estavam mal habituados ha 50 anos que ninguem se revoltava! Algum dia as coisas tinham mudar!

Destaques V+