Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Défice em 2025

Pedro Nuno Santos diz que alerta de Centeno é para "levar muito a sério"

14 dez, 2024 - 17:35 • Lusa

Questionado sobre se está pessimista ou otimista em relação ás previsões económicas para o próximo ano, o líder socialista contrapôs que "temos que ser realistas".

A+ / A-

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, defendeu este sábado que é preciso "levar muito a sério" o alerta do governador do Banco de Portugal sobre a possibilidade de haver défice em 2025, porque "sabe do que fala".

"Acho que devemos levar muito a sério aquilo que diz o governador do Banco de Portugal (BdP)", afirmou o líder do PS, em declarações aos jornalistas, em Évora, à margem da sessão de apresentação de candidatos do partido no distrito de Évora às eleições autárquicas de 2025.

O secretário-geral socialista argumentou que o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, "é alguém com uma grande respeitabilidade, tem um histórico muito positivo, tem resultados" que "são reconhecidos em toda a Europa e em Portugal".

"Portanto, devemos dar muita atenção àquilo que diz" Mário Centeno, porque, "quando ele fala, sabe do que fala", afiançou.

Questionado sobre se está pessimista ou otimista em relação ás previsões económicas para o próximo ano, Pedro Nuno Santos contrapôs: "Eu acho que temos que ser realistas".

"Temos que ouvir todas as pessoas e instituições e o BdP é uma instituição muito importante e, portanto, temos que levar mesmo a sério aquilo que diz um governador do Banco de Portugal", insistiu.

Na sexta-feira, o Banco de Portugal estimou que o país vai regressar a uma situação deficitária em 2025, com um défice de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), o que contraria as projeções do Governo de um excedente orçamental.

No mesmo dia, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse que o "tira-teimas" sobre as previsões do BdP só acontecerá no final de 2025, altura em que se verá se o Governo foi mais otimista do que o governador daquela instituição.

Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações em Lisboa, afastou hoje preocupação com a possibilidade de haver défice em 2025 e disse que o governador do Banco de Portugal, desde ministro, sempre foi "muito exigente" e defensor de que "mais vale prevenir".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Avalanche despesista
    15 dez, 2024 Portugal 18:39
    Depois da avalanche despesista que aprovou junto com esse vira-casacas do Chega!, contra a vontade do governo, vir agora com "avisos" sobre a atenção que se deve ter com os alarmes de defice emitidos pelo camarada xuxa Centeno, parece um caso claro de "isto é gozar com quem trabalha".
  • Discurso encomendado
    15 dez, 2024 Cá 13:03
    Centeno: um xuxa a fazer discursos de encomenda de PNS. Espanta é como ainda se mantém como Governador do Banco de Portugal

Destaques V+