Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Oposição interna no PSD Madeira pede demissão de Albuquerque e novas eleições internas

17 dez, 2024 - 16:08 • Manuela Pires

Manuel António Correia é o rosto da oposição a Miguel Albuquerque e anunciou, esta terça-feira, a candidatura à liderança do PSD Madeira. Esta é a terceira vez que o antigo governante vai concorrer.

A+ / A-

“Não podemos assistir impávidos a esta morte lenta do PSD Madeira, nem abandonar os madeirenses. Chegamos a um ponto limite e insuportável, e há que dizer basta”, é o grito de alerta de Manuel António Correia deixado esta terça-feira, em conferência de imprensa, pouco depois da queda do governo regional no parlamento.

O rosto da oposição interna a Miguel Albuquerque considera que o presidente do governo regional da Madeira não tem condições para ser o cabeça de lista do PSD às eleições antecipadas e pede, por isso, a saída de Albuquerque do partido.

“Peço a demissão imediata do Dr. Miguel Albuquerque de presidente do PSD Madeira e a consequente convocação de eleições internas”, afirmou Manuel António Correia.

Perante a recusa de Miguel Albuquerque, que avisou esta manhã que não ia marcar um congresso extraordinário do PSD, nem eleições diretas porque isso seria benéfico apenas para a oposição e "fratricida" para o partido, Manuel António Correia diz que vai forçar a realização das eleições internas.

“Se o agora demitido do cargo de presidente do Governo Regional não se demitir de presidente do Partido, apresentaremos as assinaturas necessárias para, nos termos dos respetivos estatutos, o Conselho Regional poder convocar um Congresso Regional extraordinário, mas eletivo, possibilitando que os militantes possam escolher um novo presidente para o PSD Madeira e um novo candidato a presidente do governo regional” revela o antigo secretário regional madeirense.

Candidato para "recuperar a confiança dos madeirenses"

Em conferência de imprensa realizada no Funchal esta tarde, Manuel António Correia anunciou que será de novo candidato à liderança do PSD Madeira

“Nas eleições internas, serei candidato para unir o partido, recuperar a confiança dos madeirenses e porto-santenses e para voltarmos a ter uma liderança que inspire esperança e devolva a credibilidade e a estabilidade política à região” anunciou o social-democrata.

Na declaração que fez, Manuel António Correia, que defende eleições regionais antecipadas, pediu a Marcelo Rebelo de Sousa que ao escolher a data das eleições tenha em conta o tempo necessário para que o partido possa escolher uma nova liderança.

“Apelo ao Sr. Presidente da República para que tome em conta estas circunstâncias na fixação da data para a realização das inevitáveis eleições regionais, considerando a importância das definições internas nos partidos para alcançar as soluções duradouras e estáveis para a região”, defendeu Manuel António Correia.

Nas eleições internas de março deste ano, Manuel António Correia foi adversário de Miguel Albuquerque e perdeu com uma vantagem curta de votos. Albuquerque venceu com 54,3% dos votos, enquanto Manuel António Correia teve 45,7% da votação.

Manuel António Correia foi durante 15 anos secretário regional do ambiente e recursos naturais dos governos de Alberto João Jardim.

Em 2015 foi candidato à sucessão de Alberto João Jardim no PSD Madeira, mas perdeu para Miguel Albuquerque, o que voltou a acontecer nas internas de março deste ano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+