Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sondagem dá vitória folgada a Marcelo Rebelo de Sousa

11 dez, 2015 - 09:50

Antigo líder do PSD congrega simpatias entre os eleitores de todos os partidos, sendo o candidato mais vezes nomeado em todos eles.

A+ / A-

A sondagem da Universidade Católica, divulgada esta sexta-feira, dá a Marcelo Rebelo de Sousa a vitória nas presidenciais, marcadas para 24 de Janeiro, logo à primeira volta (62%).

O trabalho de recolha do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica para o JN, DN, RTP e Antena 1, atribuiu uma clara a vantagem ao antigo líder do PSD em relação aos seus principais rivais, Maria de Belém (14%) e Sampaio da Nóvoa (15%).

O antigo comentador do "Jornal de Domingo" da TVI congrega simpatias entre os eleitores de todos os partidos, sendo o candidato mais vezes nomeado em todos eles.

A uma distância maior surgem as candidaturas apoiadas pelo BE (Marisa Matias) e pelo PCP (Edgar Silva), ambas com 3%. A fechar a lista estão Paulo Morais (1%) e Henrique Neto (1%).

Esta sondagem foi realizada nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2015. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezoito freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II e por freguesias com mais e menos de 3.200 recenseados.

A taxa de resposta foi de 69%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1.183 inquiridos é de 2,9%, com um nível de confiança de 95%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 13 dez, 2015 21:09
    Eaí esta o povo português no seu melhor
  • Marcelo
    12 dez, 2015 Port 14:27
    Vai perder na 2° volta. Querem levar-nos ao engodo para que ele ganhe na primeira volta. Lembram-se das sondagens da Catolica que dava 43% à PaF e no fim ficaram-se pelos 38%?...A Catolica joga sempre com o efeito de quem vai à frente, para induzir os indecisos a votarem nesses! Manipulação!
  • fanã
    11 dez, 2015 aveiro 17:43
    Não é o que ouço nos lugares públicos. Na grande maioria as pessoas estão indecisas ou tendem para outros candidatos!..... e não fiz nenhuma sondagem !
  • Jorge Pereira
    11 dez, 2015 Lisboa 12:25
    "Eu sou vendedor de frutas Vendo uva, maçã e pêra Vendo banana e laranja Todo o dia estou na feira Vendo melão, melancia Marmelos p'rá marmelada Aproveite a melancia Vou vender, é por talhada Vou vender, é por talhada Vou vender, é por talhada Aproveite a melancia Vou vender, é por talhada Assim vou levando a vida Nesta grande capital Quando chega o dia da feira Faço o maior carnaval Hoje eu vou vender barato Grito p'rá rapaziada Aproveite a melancia Vou vender, é por talhada Vou vender, é por talhada Vou vender, é por talhada Aproveitem a melancia Vou vender, é por talhada" Quim Barreiros ... dixit
  • mais um
    11 dez, 2015 castanheira 11:48
    Já começa o empurrão ao Marcelo?Vamos esperar e no fim vamos ver quem ganha,nas legislativas também aconteceu um imprevisto.
  • 11 dez, 2015 Lisboa 11:12
    Passaremos então de um presidente mudo para um fala-barato... está bem... o que é preciso é diversão para quando o Benfica perde!
  • Pois é
    11 dez, 2015 dequalquerlado 11:07
    É claro que vai ganhar, este povinho cai sempre porcausa das aparências e da popularidade, como se isto fosse tudo, por isso levam sempre no mesmo lado. Com o cavaco foi a mesma coisa e agora até aqueles que votaram nele estão inquietos para lhe ver pelas costas. Só espero para ver...
  • Ora vamos a contas
    11 dez, 2015 Lis 10:39
    69% de 3200 recenceados = 2200 respostas. A amostra aleatória de 1183 significa que dos 2200 apenas responderam cerca de 49%. O que significa que ficaram por responder mais de 50% dos aleatórios. Estes adicionados com os restantes que não responderam quer dizer que estamos perante mais umamanipulação eleitoral à boa maneira publicitaria de quem quer vender à força um determinado produto e necessita de clientela para o efeito! Mais uma vez estamos perante publicidade enganosa...aliás como aconteceu nas legislativas para levarem os portugueses a votarem nos Pafosos...Enfim, só se deixa enganar quem quiser!

Destaques V+