Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo contra o "escândalo" que é gastar centenas de milhares de euros em campanhas

28 dez, 2015 - 19:40

Ex-comentador só prevê gastar 157 mil euros. Edgar Silva (750 mil euros) e Sampaio da Nóvoa (742 mil euros) são os que prevêem mais gastos.

A+ / A-

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa considerou esta segunda-feira que "é um escândalo" em período de crise gastar-se centenas de milhares numa campanha e defendeu que poderia ter apresentado um orçamento ainda mais baixo.

"É aquilo que eu sempre pensei, que as campanhas eleitorais devem ser muito mais modestas em termos de recursos financeiros, e então em período de crise é um escândalo estar a falar em centenas de milhares de euros, ou em milhões de euros, quando as pessoas estão com as dificuldades no dia-a-dia, na sua saúde, na segurança social, nas despesas básicas da vida", afirmou.

Em resposta aos jornalistas, durante a inauguração da sua sede de campanha, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, o antigo presidente do PSD e ex-comentador político da TVI recusou qualquer relação entre o orçamento que apresentou, de cerca 157 mil euros, e a sua notoriedade.

"Eu conheço muitos candidatos com notoriedade muito elevada que, no entanto, tiveram campanhas dispendiosas ao longo da vida, quer em campanhas legislativas, quer em campanhas presidenciais. E eram muito conhecidos, muito, muito conhecidos – tinham décadas de experiência política e de notoriedade pública e de exercício de cargos públicos", apontou.

Sem nomear ninguém, Marcelo Rebelo de Sousa disse que esses candidatos, apesar da notoriedade que já tinham, "não deixaram de fazer campanhas naquela altura com valores muito superiores", e acrescentou: "Tratava-se, na altura, de contos de réis, e não de euros, e de campanhas muito caras, nada comparáveis com aquilo de que estamos a falar hoje".

Segundo dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos disponibilizados esta segunda-feira, dos dez candidatos presidenciais que entregaram assinaturas no Tribunal Constitucional, Marcelo Rebelo de Sousa - em quem PSD e CDS-PP recomendaram o voto – tem o sexto maior orçamento de campanha, com 157 mil euros de despesas.

Em primeiro lugar surge Edgar Silva, apoiado pelo PCP e pelo PEV, com despesas previstas no valor de 750 mil euros. António Sampaio da Nóvoa prevê gastar 742 mil euros e a socialista Maria de Belém Roseira calcula 650 mil euros de despesas. Marisa Matias, candidata apoiada pelo BE, prevê gastar cerca de 450 mil euros, e o socialista Henrique Neto 275 mil euros.

"Se eu pudesse voltar atrás em termos de orçamento, teria apresentado ainda um mais baixo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. "Porquê? Por uma questão de princípio".

Segundo o antigo presidente do PSD, as despesas estimadas com "o digital" poderão ser excessivas.

"Portanto, se alguma coisa me pesa na consciência é, apesar de tudo, o orçamento – que é dos mais baixos, comparativamente – mesmo assim não ter sido ainda mais baixo. Poderia, porventura, ter ficado aquém dos 100 mil euros. Mas não é uma questão que tenha a ver com nada do perfil do candidato ou da campanha. Tem a ver com a situação que vive o país e com aquilo que eu sempre defendi em relação ao que deveria ser o gasto de uma campanha eleitoral", reforçou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    28 dez, 2015 Lisboa 22:42
    Para quem já se julga presidente não necessita de gastar mais um eurico na campanha....157 mil já foram demais..
  • Luis Francisco
    28 dez, 2015 Lisboa 21:58
    Esta sumidade só acha escandaloso porque está convencido que ganha as eleições, eu espero bem que não e com o meu voto não ganha de certeza. Se não fosse tão convencido gastava ainda mais dinheiro em propaganda do que os outros candidatos.É um hipócrita!!!
  • Hugo
    28 dez, 2015 Lisboa 21:48
    Os outros não tiveram tempo de antena como o Marcelo por isso tem que gastar mais.
  • Pedro
    28 dez, 2015 Bencatel 21:42
    Claro, ele não precisa de gastar, a sua campanha já esta paga pelos serviços prestados na TVI, ele não precisa gastar teve dez anos a fazer a sua campanha é o menino bonito dos meios de comunicação, não passa de um candidato e de uma candidatura construído/a, a direita faz tudo à borla. Engraçado não é?
  • artur carvalho
    28 dez, 2015 Lisboa 20:54
    E é um escândalo sobretudo quando são os alegados candidatos da esquerda a fazê-lo gastando milhares de euros sem curar de respeitar os interesses do país e dos contribuintes que pagam estas mordomias dos esquerdistas. Mais grave o candidato do PCP que costuma zurzir sempre nos outros mas de quem se esperava mais decoro e decência. Os esquerdelhos falam mas não praticam a decência...

Destaques V+