Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo “apoiou Passos e a austeridade”. Nóvoa tem “história de vazio”

07 jan, 2016 - 23:08

O currículo, o tipo de presidência, os gastos com a campanha foram alguns dos pontos de discórdia entre os dois candidatos a Belém.

A+ / A-

Os candidatos presidenciais Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa estiveram esta quinta-feira frente a frente na SIC, num debate marcado por críticas sobre o passado de cada um.

Sampaio da Nóvoa começou o debate ao ataque. O antigo reitor da Universidade de Lisboa acusou Marcelo Rebelo de Sousa de ser “o homem que se bateu nas eleições legislativas pela defesa de Passos Coelho e Paulo Portas”.

“Eu critiquei a austeridade, Marcelo apelou ao voto em Passos”, atirou o candidato, que não esperou pela demora.

Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que Sampaio da Nóvoa é um candidato de “facção”, que se colou ao “tempo novo” do Governo de António Costa, “contra um parte do país”.

O antigo líder do PSD rejeitou ser um defensor da austeridade cega e disse que as suas posições são conhecidas e que, “ao contrário” de Sampaio da Nóvoa, tem um currículo de intervenção na vida do país.

“Ao contrário do professor que tem uma história de vazio, de ausência. Os portugueses sabem onde estive no 25 de Novembro, na Constituinte, na revisão constitucional, na moeda única. O professor aparece agora virgem”, atirou Marcelo Rebelo de Sousa.

Sampaio da Nóvoa considera que estas afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa são “inaceitáveis”, especialmente “num tempo em que os portugueses precisam e pedem renovação da política”.

Gastos de campanha inflamam debate

Sampaio da Nóvoa também se indignou com as crítica de Marcelo Rebelo de Sousa aos gastos previstos para a sua campanha.

“As suas afirmações sobre gastos excessivos na campanha são anti-democráticas. Marcelo participou em campanhas para Presidente com quatro vezes mais gastos. A minha campanha não tem custos de milhões , tem custos reduzidos, mas com a preocupação de levar a mensagem às pessoas. Faço-o com riscos pessoais, nomeadamente material. E isso devia ser uma coisa que um democrata devia elogiar”, argumentou o antigo reitor.

Marcelo Rebelo de Sousa ripostou: “Sabe quem meteu dinheiro na minha campanha? Fui eu. Não aceitei donativos privados” como Sampaio da Nóvoa.

Presidente herbívoro ou carnívoro?

No debate desta noite na SIC, os dois candidatos foram questionados sobre o estilo que vão adoptar se ganharem as eleições presidenciais de 24 de Janeiro.

Marcelo Rebelo de Sousa promete exercer uma “magistratura arbitral”. “O Presidente da República não pode nem deve ter um programa próprio. O programa do Presidente é a Constituição”.

“O Presidente não pode nem dever contrapoder. Não é concorrente do Governo e da Assembleia da República. Deve coadjuvar. Sobretudo um Governo em situação complexa”, defende.

Sampaio da Nóvoa considera que o Presidente da República deve ter um papel mais activo na vida do país.

“Marcelo sempre disse que um Presidente não devia ser causas, devia ser um árbitro e um moderador. Não é assim que eu leio a Constituição. O Presidente tem de ser mais do que isso, tem que ser m Presidente de causas. Não venho para deixar tudo na mesma, para deixar a política nas mãos dos mesmos”, defendeu o candidato Sampaio da Nóvoa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Onde estavas???
    08 jan, 2016 Oqueéquetens a ver comisto? 12:37
    O marcelo é um fala barato
  • Eborense
    08 jan, 2016 Évora 12:03
    Marcelo 15 - Nóvoa 0.
  • Bolsa na Mão
    08 jan, 2016 Coelha 11:27
    Eu voto Paulo Morais porque não quero em Belém o Kavako II (prof Martelo)!
  • Ohpetervlg
    08 jan, 2016 vai às batatas 11:04
    Ohpetervlg, o que foi que o homem fez de tão mal e de tão imoral para estares assim tão revoltado com o Sampaio da Nóvoa??? Se criticasses o marcelo, este que diz e desdiz ainda se compreendia. O que é que o marcelo que diz: onde estava, onde estava, onde estava???? E por aí a diante fez de tão importante para se julgar acima dos outros? Ah, isto é porque és todo virado para o lado do coelho e cavaco. Ah, tá bem! O cavaco, este também tinha muita experiencia, oh falando então do que ele fez quando foi primeiro ministro...Oh que desgraça! Como presidente, uma múmia, sempre do lado dos amigos, dos grandes, dos poderosos e sem escrúpulos...E o povo, este é que foi sempre o mau da fita, este é que tinha que fazer sacrifícios, muitos a passar fome e até procurar comida no lixo... Oh grande cavaco, grande coelho. Mas agora como o marcelo também é do teu partido. Vai ser o grande salvador....Oh homem vai ver se as batatas já estão a modos de serem apanhadas
  • Oh oscarsousa
    08 jan, 2016 poisé! 10:42
    Oh oscar sousa, o marcelo foi o vencedor??? AHAHHAAH Esta é para rir! Onde estava, onde estava, onde estava, onde estava...O que é que este martelo fez de tanto importante assim para se julgar acima dos outros?! A experiencia que ele tem que a meta pela entrada que está ligada ao intestino grosso. Se for por esta lógica, o cavaco também tinha muita experiência, mas para estar sempre do lado dos mesmos, dos grandes.... Uma múmia, e com todos a quererem lhe ver pelas costas. Claro, pertences à mesma laia por isso o marcelo é o melhor do mundo. Foi uma conversa pobre, tem mostrado que é um mentiroso, diz e desdiz.... O coelho também foi igual...
  • Petervlg
    08 jan, 2016 Trofa 09:44
    Como é que o ensino pode andar bem, com pessoas como este Sampaio da Nóvoa a dar aulas, é uma vergonha, de cada vez que abre a boca é só disparates, como pode uma pessoa destas, ser candidato a presidente, é uma pessoa sem moral, sem escrúpulos e sem personalidade.
  • antonio
    08 jan, 2016 lisboa 09:40
    Depois de ouvir estes dois senhores, votarei Maria de Belém! Um uma nódoa desconhecida empurrado pelos ex-PR, outro o senhor "nim".
  • sa dias
    08 jan, 2016 09:19
    è claro que o Sampaio nasceu depois da jubilação. Eu com 63 anos só o conheci agora quando saiu da toca- Qua vá para famalicão tratar dos quadros do primo. Deixe o Pais ser o Ritmo certo que necessita com pessoas empenhadas ,ativas e humanas
  • 08 jan, 2016 vfx 09:11
    O prof.marcelo já começou a mostrar as garras.....votar nele é votar na continuidade da direita de facção cavaquista.
  • rosinda
    08 jan, 2016 palmela 03:05
    nao estava a espera ! tivesse treinado em casa!

Destaques V+