Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Apelo do Patriarca: Olhar para os manifestos presidenciais à luz do Evangelho

11 jan, 2016 - 23:00

Dignidade da pessoa humana, o bem comum, a subsidiariedade e a solidariedade são quatro questões a ter em conta, afirma D. Manuel Clemente.

A+ / A-

O Cardeal Patriarca de Lisboa aconselha os católicos a verificar se os manifestos dos candidatos às eleições presidenciais respeitam os princípios do Evangelho.

A campanha eleitoral está na estrada e D. Manuel Clemente pede a todos que analisem as propostas dos dez candidatos.

“Os católicos são cidadãos como os outros cidadãos e estão, no país e no momento, conforme as suas ideias, aquelas que derivam do Evangelho e que têm a ver com quatro princípios fundamentais: a dignidade da pessoa humana, o bem comum, a subsidiariedade a solidariedade”, afirmou o Cardeal Patriarca de Lisboa, em declarações à Renascença.

“Essas são as orientações que nós temos para analisar a validade das propostas e das políticas. Temos é de estar atentos, como os outros cidadãos estão atentos, a quem se apresenta, ao que diz, e aquilo que estiver em conformidade com estas nossas orientações de base, que decorrem do Evangelho, hão-de ser as mais atendidas”, sublinha.

D. Manuel Clemente faz votos que a campanha para as eleições presidenciais de 24 de Janeiro aproxime os portugueses da política.

“Estas campanhas e estes momentos de maior apelo cívico e de participação democrática servem, exactamente, para que o interesse redobre, porque trata-se do nosso bem comum, daquilo que nos importa a todos para um futuro melhor”, apelou o Cardeal Patriarca.

D. Manuel Clemente falava à margem da apresentação da revista Rediteia 48 - Erradicar a Pobreza. Compromisso para uma Estratégia Nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sa dias
    14 jan, 2016 15:17
    É o melhore que tem as eleições para PR. Votamos em pessoas. Para o parlamento votamos em Partidos e só nos impingem NÒDOAS.
  • meirita
    13 jan, 2016 braga 01:06
    Fico em casa porque não há um que seja católico.

Destaques V+