Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Maria de Belém: "O PS não pode discriminar os seus militantes, tratando melhor os independentes"

18 jan, 2016 - 14:28 • Susana Madureira Martins

É o recado mais explícito de Maria de Belém à direcção nacional do PS.

A+ / A-

Veja também:


Depois de os apoiantes Manuel Alegre e Vera Jardim acusarem o PS de "batota" e de estar a apoiar nos bastidores Sampaio da Nóvoa, é a própria Maria de Belém que radicaliza o discurso contra o partido. “Pelo facto de ser socialista não posso ser considerada menos digna do apoio dos socialistas”, disse esta segunda-feira, num almoço em Gimonde, Bragança.

“O PS sempre abriu as suas portas aos independentes, mas não pode discriminar os seus militantes, tratando melhor os independentes, considerando que são mais aptos os independentes ou que os militantes terão uma capacidade reduzida relativamente aos independentes”, afirmou.

“Era só o que mais faltava que agora fosse mais importante apoiar independentes do que socialistas e que os militantes socialistas tivessem de ficar para trás não havendo nenhuma razão para que isso aconteça”, disse a ex-presidente do PS numa passagem de discurso muito aplaudida pelos apoiantes.

É o recado mais explícito de Maria de Belém à direcção nacional do PS. A candidata garante ter uma candidatura “independente” porque “não é incompatível ser independente e ser militante de um partido”.

Para a socialista, "o voto útil" contra Marcelo Rebelo de Sousa é o voto na sua candidatura.

"Muito nitidamente e muito claramente digo e muito frontalmente digo que voto útil é o voto na minha candidatura para quem considera que o único candidato que vem da área da direita não satisfaz as exigências que nós colocamos relativamente a quem deve desempenhar o papel de Presidente da República", afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dias
    18 jan, 2016 lx 17:10
    Não tem nenhuma razão de ser, apoiar o dr. que caiu nas presidenciais só com interesse em protagonismo e deixar uma militante com provas dadas da sua militância "sem rabos de palha", sozinha com alguns amigos, muitos militantes e não só, sem qualquer apoio. Será esta a postura que o sr Costa vai tomar também na governação?
  • antonio
    18 jan, 2016 lisboa 16:41
    Mulher de carácter! Académica com " canudo " válido! enfim uma mulher às direitas sendo de esquerda! Força! Eu do PSD voto em si!
  • deaaz
    18 jan, 2016 Santo Tirso 16:06
    Se existissem anteriormente dúvidas, esta "queixa" de Maria de Belém vem inequivocamente demonstrar como funcionam, para que servem e como (des)respeitam os cidadãos os partidos e neste caso concreto o PS. Os partidos, se honestos, deviam ser associações de cidadãos que comungam de ideais, e não grupos de cidadão que esperam prosperar à sombra da protecção e favores desses mesmos partidos. Porque razão um militante de um determinado partido deve ser beneficiado em relação a um cidadão independente desse mesmo partido? Não é suposto os partidos existentes pugnarem pela igualdade dos cidadãos independentemente de (entre outras coisas) eventuais diferenças de opinião? Não estou a defender ou atacar este ou aquele candidato presidencial, mas apenas a manifestar a minha revolta para com o funcionamento dos partidos que se arvoram em donos das opções dos seus militantes, sejam com recomendações de voto ou, pior ainda, com disciplinas de voto. Concretamente no que diz respeito a Maria de Belém (que conheci no ano lectivo 1968/69, pois morávamos a 50m um do outro), surpreendem-me as diferenças, pois sou dos que acreditam (talvez com ingenuidade) que um ser humano honesto tem obrigação de sempre melhorar com a experiencia de vida acumulada.
  • omundoemeu
    18 jan, 2016 Portugal 15:56
    que eu saiba ninguém lhe pediu para se candidatar.
  • Fernando Magalhães
    18 jan, 2016 Massamá 15:47
    De facto, as reportagens sobre os comícios dos candidatos que passam na televisão evidenciam que a máquina do PS está nos comícios do Sampaio da Nóvoa e não nos da Maria de Belém. Vamos lá é a ver se a direção do PS não se arrepende de tal apoio se, por acaso, o SN ganhar as eleições...

Destaques V+