19 jan, 2016 - 09:12
Veja também:
O candidato à Presidência da República Sampaio da Nóvoa diz à Renascença estar muito confiante na passagem à segunda volta. “Estou muito seguro e tenho a certeza de que a única candidatura que está nas condições de passar à segunda volta é a minha”, afirma.
Não é isso, contudo, que as sondagens mostram. “Julgo que agora vão sair outras sondagens e esse fenómeno vai traduzir-se nelas”, reage o candidato, que também pediu estudos de opinião: “Confirmam uma tendência muito grande de consolidação desta candidatura dentro dos objectivos que tínhamos fixado desde o princípio, e alguma fragilidade da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa”.
Ainda assim, Sampaio da Nóvoa ressalva que “o mais importante” é o que sente “na dinâmica da campanha e as pessoas na rua – pessoas muito improváveis em todo o lado. O que me dá mais essa convicção [de passar à segunda volta] é, de facto, a energia das pessoas na rua”.
O principal objectivo é derrotar Marcelo Rebelo de Sousa, “o candidato apoiado por Passos Coelho e Paulo Portas”.
“Tenho-o dito em todas as circunstâncias. Não tenho nenhum outro adversário, a não ser Marcelo Rebelo de Sousa e a abstenção. São os únicos adversários que tenho nestas presidenciais”, reafirma.
Quanto a planos para depois das eleições, o antigo reitor da Universidade de Lisboa garante que, se não for ele a passar à segunda volta, o candidato que passar terá o seu apoio “sem nenhuma hesitação”.
E, daqui a cinco anos, volta a candidatar-se? “São cenários impossíveis de fazer. A decisão de uma candidatura, a decisão da exposição e deste risco que a pessoa assume – e que tem momentos absolutamente apaixonantes, no contacto com as pessoas, mas que tem momentos de grande dificuldade também – é única; toma-se numa vida e neste momento estou completamente concentrado nesta decisão”, começa por dizer.
No dia 24 de Janeiro, “terei a resposta da passagem à segunda volta, mas não há espaço na nossa cabeça para pensar o que vou fazer se acontecer isto ou aquilo. O corpo agora está todo mobilizado para esta vitória”, garante.
Sampaio da Nóvoa foi o primeiro candidato a ser entrevistado pela Renascença esta terça-feira. Na segunda-feira começou uma série de pequenas conversas com os candidatos a Belém, que prossegue hoje com Marcelo Rebelo de Sousa, Edgar Silva, Vitorino Silva e Henrique Neto.