“O amor é a nossa missão” é o tema do próximo Encontro Mundial de Famílias com o Papa. Vai decorrer em Filadélfia, nos Estados Unidos, em finais de Setembro, mas as inscrições já estão abertas.
Apesar do Encontro Mundial das Famílias só estar previsto para daqui a sete meses, esta é a altura ideal para os interessados se inscreverem. Porquê esta antecedência? Nuno Fortes, da equipa da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, explica que “para se poder assegurar os registos nos hotéis em Filadélfia precisamos de fazer a inscrição com bastante antecipação”. Depois desta primeira fase continuará a ser possível inscreverem-se até final de Agosto, só que nessa altura “com uma diferença no preço, e já não podemos garantir a disponibilidade dos hotéis”.
Esta não é uma viagem barata, e ser longe também faz aumentar os custos, mas existem duas modalidades à escolha.
“Uma primeira, que corresponde a duas semanas, de 15 a 27 de Setembro, em que propomos conhecer um pouco a costa leste dos Estados Unidos, visitando Nova Iorque, Washington e Filadélfia”. O segundo programa proposto “é para as famílias que possam ir apenas na semana das Jornadas, de 21 a 28 de Setembro”. Será só a viagem para Filadélfia e com um preço mais económico: “800 euros, em que estão incluídos todos os custos necessários para a participação no evento, alojamento, refeições e transportes”.
Como já tem acontecido noutros encontros do género, neste também haverá a possibilidade de se ficar alojado em casa de famílias locais. Segundo Nuno Fortes, esta é a solução que estão a incentivar mais, “não só pela questão financeira, mas sobretudo, e muito mais importante, porque o facto de podermos participar no encontro sendo acolhidos por outras famílias é realmente uma experiência que nos enriquece a todos, e certamente trará um grande contributo para esta Jornada”.
A deslocação aos Estados Unidos está a ser organizada pela Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, em colaboração com o Departamento Nacional. Nuno Fortes diz que já receberam algumas inscrições de vários pontos do país e afirma que o ideal é serem feitas até final de Fevereiro.
Quem estiver interessado pode inscrever-se através do
site do Patriarcado de Lisboa.