22 fev, 2015 - 09:56 • Paula Costa Dias
A primeira igreja da Diocese de Leiria-Fátima dedicada aos beatos Francisco e Jacinta Marto é inaugurada, este domingo. Trata-se da igreja da Quinta do Alçada, na paróquia de Marrazes, Leiria. O novo templo vem reforçar a devoção que a população já tinha a Nossa Senhora e, a partir de agora, propõe dois novos exemplos de santidade.
A igreja da Quinta do Alçada vem substituir uma pequena capela que existia naquele bairro da freguesia mais habitada do concelho de Leiria, onde a população tinha já uma grande devoção a Nossa Senhora.
Segundo o padre Augusto Gonçalves, “é um desafio para que a mensagem de Fátima seja não apenas conhecida mas vivida”, porque é “mais do que nunca actual e vem ao encontro da problemática da sociedade e das pessoas”.
Orçado em 1,8 milhões de euros, o novo complexo inclui uma área com salas de catequese, um auditório e a igreja com capacidade para 450 pessoas sentadas e com uma arquitectura diferente, em que a plateia converge para o altar situado a uma quota inferior.
Para a postuladora da causa de beatificação dos pastorinhos, a dedicação a Francisco e Jacinta vem apresentar à população dois exemplos de santidade.
Ângela Coelho explica que “a nós que ainda cá caminhamos, temo-los como amigos de viagem, companheiros e alguém muito próximo de nós que nos pode ajudar a dar testemunho e a perceber como é que se pode fazer esta tarefa que é a da santidade”.
Por outro lado, acrescenta, “as pessoas irão, sem dúvida, também rezar e pedir graças a Nossa Senhora através da sua intercessão”; afinal, diz a religiosa “é para isto que os santos estão nas nossas vidas”.
A cerimónia da inauguração e dedicação está marcada para as 15h00 e será presidida pelo bispo da Diocese, D. António Marto. Para assinalar o evento, a 8 de Março será ali apresentado, com entrada livre, o concerto musical “Sem amor nenhuns olhos são videntes”, que estreou esta sexta-feira na Sé de Lisboa, com o Coro Infantil do Instituto Gregoriano , o organista titular do Santuário de Fátima João Santos, e o Coro Anonymus.