Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Obama elogia encíclica ecológica do Papa

19 jun, 2015 - 07:38

A posição do Presidente Obama contrasta com a de alguns republicanos, para quem o Papa não devia imiscuir-se em assuntos que são da esfera da ciência.

A+ / A-
O Presidente norte-americano, Barack Obama, elogiou, na quinta-feira, a encíclica do Papa Francisco sobre o ambiente e a ecologia.

Numa nota publicada pela Casa Branca, Obama diz que as palavras do Papa nesta matéria, sobretudo acerca das alterações climáticas, são bem-vindas. “Saúdo a encíclica de Sua Santidade o Papa Francisco e admiro profundamente a sua decisão de defender – com claridade, força e toda a autoridade moral que advém do seu cargo – medidas contra as alterações climáticas”, afirma Obama.

O líder dos Estados Unidos manifesta ainda a sua esperança de que a próxima cimeira sobre alterações climáticas, prevista para Paris em Dezembro, possa decidir medidas concretas. “Espero que todos os líderes mundiais - e todos os filhos de Deus - reflictam sobre este chamamento do Papa para se unirem na defesa da nossa casa comum”, diz Obama.

A tomada de posição de Barack Obama contrasta com as afirmações de outros políticos americanos, nomeadamente alguns republicanos mais conservadores, como Jeb Bush e Rick Santorum, que são cépticos em relação as causas das alterações climáticas. Santorum chegou a dizer que o Papa devia, nesta matéria, “deixar a ciência para os cientistas”.

Na sua encíclica o Papa diz que existe um grande consenso de que as alterações climáticas são causadas por acção do homem e defende que os países ricos, que tiraram mais proveito da exploração dos recursos naturais, têm uma dívida ecológica para com os países menos desenvolvidos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+