Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Patriarca de Lisboa alerta para jovens mal integrados que aderem ao jihadismo

28 set, 2015 - 15:42

D. Manuel Clemente admite que o Papa possa vir a Fátima sem vir a Lisboa.

A+ / A-
filomenabarros-dmanuelclemente28set15
Reportagem de Filomena Barros

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente mostra-se preocupado com os jovens que, na Europa, decidiram aderir ao jihadismo.

Esta segunda-feira, na Universidade Lusófona, onde participou num debate submetido ao tema “Banalização do Mal”, lembrou que muitos destes casos estão relacionados com famílias e jovens mal integrados.

“São jovens que já foram criados aqui, na nossa dita sociedade ocidental, muito mal integrados, com um multiculturalismo que tem muito que se lhe diga… contra, porque não integra no sentido intercultural, mas mantém separado no sentido de ‘cada um no seu gueto’, que muitas vezes é um auto gueto”, afirmou.

Há dois ou três portugueses, sobretudo raparigas, que militam no Estado Islâmico e que querem regressar a Portugal, revelou, em entrevista à Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros. Segundo Rui Machete, estas as jovens fazem parte de um grupo de 12 a 15 portugueses que estão nas fileiras daquele movimento radical, consequência do que diz ser uma “crise de valores que hoje atravessamos e a falta de um ideal”.

Nesta ocasião, o Cardeal Patriarca de Lisboa falou sobre a eventual vinda do Papa a Portugal, em 2017. D. Manuel Clemente sublinhou que Francisco afirma sempre que “quer vir a Fátima”, admitindo, por isso, que Francisco possa repetir um estilo de visita já feito por um seu antecessor: “não sei se o terei em Lisboa, porque ele é capaz de fazer o que o seu antecessor Paulo VI fez há 50 anos, desembarcou em Monte Real, foi a Fátima, voltou a Monte Real e no mesmo dia regressou a Roma”.

O que atrai os jovens ocidentais ao Estado Islâmico?

Um especialista em ciência das religiões diz que os jovens, "perante os desalentos que a Europa lhes dá, optam por um modelo diferente". Paulo Mendes Pinto defende que a adesão de jovens ocidentais ao radicalismo do Estado Islâmico traduz o falhanço da educação europeia e está a atingir o ego da Europa.

"O que temos hoje no Iraque e na Síria é consequência da forma completamente inconsciente com que nas últimas duas dezenas de anos os governos europeus e americanos lidaram com aquela zona do globo. Apoiaram-se ditadores, retiram-se ditadores e a única coisa que fizemos foi lançar aquela zona no caos", sustentou.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Celso Santana
    02 mar, 2016 Rio Maior 17:30
    No Imenso Ruído De Uma Humanidade Em Constante Conflito Desigual, Alguém No Estremo Das Suas Forças, No Silêncio Ponderado De Quem Atravessou E Atravessa Certos Desertos, Onde Apurou Todos Os Seus Sentidos Para Apreender A Sabedoria Ancestral, Caminha E Faz Eco Perante O Universo (werever), De Tudo Quanto Está Errado, Num Mundo Tão Minúsculo, Com Uma Acha Ou Candeia Em Suas Mãos, Que Terá Que Iluminar Os Caminhos Da Humanidade Desse Mesmo Mundo Pela Segunda Vez, Apenas Com a Sua Sabedoria, Longe Do Poder Da Riqueza Material E Vivendo Com A Fortuna Do Conhecimento. Porém, Tudo Poderá Ser Tão Breve, Bem Como Longo Ou Até Eterno! Tanto Quanto For Da Vontade Humana! Esse Alguém Está Aqui No Meio Desta Imensa Confusão. E Ninguém O Escuta, Nem O Vê No Meio Da Multidão. Eu Estou Aqui Ainda Com Muitas Feridas Mas Vivo! O Clooney Diria: What Else? E Eu Digo Werever! Fredy Mercury Cantou Para O Mundo O Meu Convite Questionando, Com Uma Melodia Inesquecível: Who Want To Live Forever? E Eu Não Me Esqueci Do Seu Nome No Meu Livro, Que Tantos Entraves Tem Encontrado Para Ser Editado! Chama-Se: POR QUEM OS ANJOS CHORAM! Não! Não Se Trata De Uma Farsa Ou Aldrabice! Celso Santana, Rio Maior, 021714Z MAR 2016

Destaques V+