Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bispo de Setúbal: Não faz sentido a austeridade que tira o mínimo de sobrevivência às pessoas

23 dez, 2015 - 23:48 • Raquel Abecasis

D. José Ornelas apela aos políticos e à sociedade para a criação de um dinamismo em que as pessoas tenham a possibilidade de ser protagonistas do próprio desenvolvimento, da própria recuperação.

A+ / A-
Bispo de Setúbal. “O mal deste país é que se faz mais politiquice do que política"
Bispo de Setúbal. “O mal deste país é que se faz mais politiquice do que política"

D. José Ornelas lamenta que não haja mais esforço para resolver os problemas concretos das pessoas. O bispo de Setúbal diz que a austeridade, que tira o mínimo de sobrevivência às pessoas, não faz sentido e elogia os que na sua diocese estão mais preocupados em ajudar as pessoas e encontrar formas de se autonomizarem.

“O mal deste país e do mundo é que se faz mais politiquice do que política porque a verdadeira política é procurar o bem da polis e isso devia fazer convergir os objectivos que podem ser à partida diferentes mas que buscam o bem da polis. O que a gente vê tantas vezes é que o bem da polis é submetido ao bem da minha facção política”, disse.

Sobre a austeridade dos últimos anos, D. José Ornelas diz que, mesmo tendo em conta as dificuldades e a necessidade de nos ajustarmos, “qualquer política que passe por deixar ao lado uma franja muito grande da população, que não tem um mínimo para viver, não está certa.”

O novo bispo de Setúbal questiona: “isto é maneira de construir o futuro? É assim que se constrói? Não haveria outra maneira de dizer que pelo menos o mínimo de subsistência é preciso ter?” E conclui: “Uma sociedade que se quer construir assim não funciona”.

Nesta entrevista, D. José Ornelas apela também aos políticos e à sociedade: “Temos de criar um dinamismo em que as pessoas próprias tenham a possibilidade de ser protagonistas do próprio desenvolvimento, da própria recuperação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Malaquias
    25 dez, 2015 Mesopotanea 12:36
    Já vi que este Ornelas não vale nada. Só vê com a vista esquerda, a vista do demónio. Não consegue ver com a vista direita, a vista de Deus, a vista da verdade. Não teve o cuidado de desinfetar as instalações. Os seus antecessores deixaram lá um vírus diabólico . Ornelas já está contaminado. Não falam nas horas certas. Só sabem falar nas erradas . É a isto que chamam " pastores " ? Razão tem Jesus Cristo. Ele, à 1982 anos, advertiu: Ai de vós, escribas e fariseus , as prostitutos e as mulheres de má vida vão entrar primeiro que vós no reino dos céus. Raça de cegos. E acrescentou: pode um cego guiar outro cego? Não caíram os dois numa cova? Cristo vai voltar. Agora vai perguntar: pode um burro cego guiar um rebanho de ovelhas? O burro cego, com a sua cegueira, não as conduzirá ao demónio, ao proprietário do rebanho de bodes e cabritos que tudo comem e contentam as ovelhas com uns restos de palha seca? Feliz Natal do Senhor Deus.
  • Bernardo
    24 dez, 2015 Rio de Janeiro R J 18:47
    Devemos desejar a Todos felizes festas de natal... Ou desabafar? Os acontecimentos negativos que estão acontecendo na economia global afetaram todas as instituições que infernizam a vida da maioria da população: são conseqüências do direito da livre escolha ou livre arbítrio que Deus Criador do Universo concedeu ao ser Humano. A maioria escolheu mal e, por isso; no fim do tempo de serviço no planeta que habitamos; os prepotentes serão humilhados e escravizados até pagarem o que roubaram. Os que foram roubados e escravizados serão exaltados e recompensados com a riqueza do Espaço Sideral. Podemos ficar tranqüilos: Deus não vai fazer por nós nem pela coletividade o que nós mesmos podemos fazer. Pense nisso e vote certo nos candidatos a governantes... Honesto do País em que vivem. No meu País; o meu voto é para o candidato; Dr. Paulo de Morais; porque escolheu o comportamento ético, no direito de livre escolha que Deus nos concedeu.
  • Bernardo
    24 dez, 2015 Rio de Janeiro RJ 17:48
    Devemos desejar a Todos felizes festas de natal... Ou desabafar? Os acontecimentos negativos que estão acontecendo na economia global afetaram todas as instituições que infernizam a vida da maioria da população: são conseqüências do direito da livre escolha ou livre arbítrio que Deus Criador do Universo concedeu ao ser Humano. A maioria escolheu mal e, por isso; no fim do tempo de serviço no planeta que habitamos; os prepotentes serão humilhados e escravizados até pagarem o que roubaram. Os que foram roubados e escravizados serão exaltados e recompensados com a riqueza do Espaço Sideral. Podemos ficar tranquilos: Deus não vai fazer por nós nem pela coletividade o que nós mesmos podemos fazer. Pense nisso e vote certo nos candidatos a governantes... Honesto do País em que vivem. No meu País; o meu voto é para o candidato; Dr. Paulo de Morais; porque escolheu o comportamento ético, no direito de livre escolha que Deus nos concedeu.
  • Pedro
    24 dez, 2015 Beja 13:24
    Vá, agora chamem esquerdalho ao Sr. Bispo.

Destaques V+